Bate-volta: 5 lugares bem perto de Joinville para fazer um passeio

Pomerode é um passeio de cerca de 1h30min, bom para fazer no fim de semana | Foto: Eduardo Valente/Secom-SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/08/2024 - 12:08 - Atualizada em: 15/08/2024 - 13:14

O frio desta semana foi intenso, deixou quase todo mundo em casa, sem vontade de sair para se divertir. Mas o calor voltou, com os termômetros podendo chegar a 30 °C neste próximo final de semana. Então, que tal um passeio bate-volta, daqueles que a gente consegue sair pela manhã e voltar à noite. O OCP destacou cinco opções para você. Aproveite!

São Francisco do Sul

Foto: Alexandre Braga/Prefeitura de São Francisco do Sul

São Francisco do Sul, ou São Chico, é um daqueles lugares que conseguem proporcionar paz e lazer com maestria. Os pontos turísticos se dividem entre as construções históricas e as belas praias. O local ainda conta com trilhas ecológicas e o Parque Estadual Acaraí, uma área de reserva que preserva a mata atlântica. Outros pontos turísticos são: Mercado Público, Forte Marechal Luz, Museu Nacional do Mar, Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça e o Porto. A cidade é a terceira mais antiga do Brasil.

  • Distância de Joinville: 53 quilômetros, aproximadamente uma hora, pela BR-280.

Botuverá

Foto: Divulgação/PMB

Localizada no Vale Europeu, Botuverá abriga a maior caverna do Sul do país e uma das belas da América Latina. O cenário conta com salões de até 20 metros de altura cobertos por esculturas naturais que há 65 milhões de anos têm sido continuamente formadas através da ação da água e do tempo. Para conhecê-las, você terá que incluir no roteiro o Parque Municipal das Grutas de Botuverá. O local também possui uma trilha pela mata que leva até uma refrescante queda-d’água. Cachoeiras, morros e lugares históricos, como o Fornos de Cal, completam a visita pela cidade.

  • Distância de Joinville: 152 quilômetros, pouco mais de duas horas e meia, pela BR-101 e SC-486.

Penha

Foto: Prefeitura de Penha/Divulgação

Nem só de Beto Carrero World vive a simpática Penha. A cidade, com pouco mais de 30 mil habitantes também encanta pelas belas praias e paisagens ao ar livre. Tem o Mirante da Praia Vermelha, onde é possível contemplar um dos grandes visuais do litoral catarinense, conseguindo ver as distantes Itapema, Porto Belo e a Reserva do Arvoredo. Entre as praias, a da Saudade, a Vermelha e a do Lucas se destacam. Pertinho dali, em Piçarras, o Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é outra atração imperdível.

  • Distância de Joinville: 70 quilômetros, uma hora e dez minutos, pela BR-280 e BR-101, uma hora e 12 minutos pela SC-415 e BR-101.

Pomerode

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil, é um bom destino tanto para os adultos quanto para as crianças, homenageadas no 12 de outubro. Ela reserva pontos como a Rota do Enxaimel, o Museu Pomerano, o Zoológico, o Museu do Marceneiro, a Casa do Imigrante Carl Weege e o Museu Casa do Escultor Erwin Curt Teichman. A gastronomia também chama atenção. Em casos de passeios diurnos, a dica é visitar a Torten Paradies Confeitaria e Restaurante, bem tradicional na cidade.

  • Distância de Joinville: em torno de 83 quilômetros, cerca de 1h30, pela BR-101, BR-280 e SC-110.

São Bento do Sul

Foto: Divulgação/PMSBS

O município faz divisa com Corupá e é berço de dois parques: o Natural Braço Esquerdo, conhecido pelas escaladas e espaço para acampamento, e o Parque Natural das Aves, com espécies para contemplação dos pássaros, trilhas e chalés para aluguel. São Bento do Sul também faz parte do Circuito das Araucárias, voltado ao cicloturismo. A cidade conta ainda com museus históricos, gastronomia típica e recantos naturais.

  • Distância de Joinville: 79 quilômetros, uma hora, pela BR-101 e SC-418.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.