Bate-volta: 5 lugares bem perto de Criciúma para fazer um passeio

Imbituba pode se tornar um passeio surpreendente e perto de Criciúma | Foto: Divulgação/PMI

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/08/2024 - 12:08 - Atualizada em: 15/08/2024 - 13:24

O frio desta semana foi intenso, deixou quase todo mundo em casa, sem vontade de sair para se divertir. Mas o calor voltou, com os termômetros chegando a 30 °C neste próximo final de semana. Então, que tal um passeio bate-volta, daqueles que a gente consegue sair pela manhã e voltar à noite. O OCP destacou cinco opções para você. Aproveite!

Laguna

Foto: Divulgação/PML

Laguna é um destino encantador, repleto de atividades e atrações para todos os gostos. O centro histórico com o casario colonial é um mergulho na história da cidade. Praia urbana, como o Mar Grosso, ou então mais afastadas, como Galheta, Itapiruba, entre outras. Dá para fazer um passeio até o Farol de Santa Marta, com sua beleza ímpar. Laguna tem bons restaurantes e uma agradável vida noturna.

  • Distância de Criciúma: 96 quilômetros, cerca de 1h50, pela BR-101

Garopaba

Foto: Divulgação/PMG

Município com 10 belíssimas praias, algumas delas entre as mais bonitas do estado, Garopaba fica numa região onde a Serra do Mar encontra o Oceano Atlântico. Com isso as praias são marcadas por belas paisagens com morros e vegetação, algumas delas muito preservadas. A praia urbana da cidade conta com uma vila de pescadores e um centro histórico. Já, outras praias como Silveira e Ferrugem, possuem ótimas ondas e são procuradas por surfistas. Ouvidor e praia Vermelha são as que oferecem trilhas com as mais belas paisagens. Cenários são variados, lagoas, montanhas, rios, cachoeiras, trilhas e costões para todos os lados. Além disso, em alguns meses do ano, Garopaba recebe a ilustre visita das baleias francas.

  • Distância de Criciúma: 141 quilômetros, poucos menos de duas horas, pela BR-101

Imbituba

Foto: Divulgação/PMI

Nem só de surfe vive Imbituba. Os adeptos do wind e do kitesurf encontram bons ventos soprando o ano inteiro. O endereço das manobras radicais é Barra de Ibiraquera, a 13 quilômetros do Centro. A área rústica, que abriga mar e lagoa, ganha muitas cores nos finais de semana, quando é invadida pelos praticantes dos esportes. A cidade, porém, reserva atrações para quem é fã de outras atividades ou quer apenas curtir e relaxar. Na urbana praia da Vila, os hotéis e a infraestrutura atraem a turma que viaja em família. Já quem não abre mão das ondas segue para a praia de Ribanceira, de mar aberto e com boas formações, além da charmosa Praia do Rosa que fica a 23 quilômetros do Centro. Por lá estão os mais descolados restaurantes e pousadas da região. Um dos símbolos da cidade é a baleia franca, que marca presença entre os meses de junho e novembro para procriar e amamentar os filhotes e que podem ser observados da areia da praia ou de mirantes naturais.

  • Distância de Criciúma: 115 quilômetros, cerca de uma hora e meia, pela BR-101

Praia Grande

Foto: Passeios de Balão SC

Praia Grande é conhecida também, como a cidade dos canyons, situada aos pés de diversos cânions, como o Itaimbezinho e Malacara. Dentre as suas principais atrações estão a visitação ao Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral. Estão em parte dentro do município e o restante em Cambará do Sul, na parte de cima dos cânions.Praia Grande é destaque também pelos famosos passeios de balão que acontecem todos os dias com vista dos cânions.

 

  • Distância de Criciúma: 109 quilômetros, cerca de uma hora e meia, pela BR-101 e SC-290

Serra do Rio do Rastro

Foto: Otávio Nogueira

A Serra do Rio do Rastro é uma das estradas mais impressionantes do mundo. O trecho da rodovia SC-390 é caracterizado por subidas íngremes, curvas fechadas, e mirantes espetaculares entre penhascos e montanhas. O mirante localizado no seu topo, a mais de 1460 metros de altitude, proporciona uma vista espetacular da estrada, da Serra do Rastro e da planície abaixo. Localizada entre as cidades de Lauro Müller (em baixo da serra) e Bom Jardim da Serra (em cima da serra), a Serra Rio do Rastro era conhecida anteriormente por “Serra do 12”. O trecho é parte da rodovia SC-390, construído na década de 1950, tem 284 curvas e liga o Planalto Serrano com o Litoral de Santa Catarina.

  • Distância de Criciúma: 66 quilômetros, cerca de uma hora e meia, pela SC-445 e SC-446, até subir a SC-390

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.