Bastidores: o que viu a jaraguaense que disputou uma vaga no Master Chef Brasil?

Por: Elissandro Sutil

08/03/2017 - 11:03 - Atualizada em: 10/03/2017 - 12:23

Tânia Grah Brandt foi escolhida entre mais de 27 mil inscritos para disputar uma vaga na versão brasileira do programa Master Chef.

Já imaginou receber uma ligação da produção do seu reality show culinário favorito dizendo que você foi um dos pré-selecionados para participar da nova temporada? Pois foi isso que aconteceu com Tânia Grah Brandt, uma das 640 pessoas escolhidas entre 27.500 inscritos para disputar uma vaga na versão brasileira do programa Master Chef, da Band.

Jaraguaense de coração, Tânia se inscreveu para participar do programa em agosto do ano passado e recebeu a ligação em dezembro. “Eles me ligaram em uma sexta-feira e na segunda tinha que estar em São Paulo para a pré-seleção”, lembra. A viagem de ônibus foi bancada com dinheiro do próprio bolso. “Tudo pela conquista de um sonho”, garante.

Em São Paulo, ela foi desafiada a cozinhar um prato em 10 minutos enquanto conversava com três chefes de cozinha sobre sua trajetória pessoal e profissional. Tânia conta que precisou levar tudo de casa e, pelo tempo disponível para o preparo, optou por uma massa caseira ao molho branco com linguiça Blumenau, um produto típico da nossa região.

“A linguiça Blumenau tem suas próprias características e, apesar de parecer simples, sempre surpreende”, comemora. O prato conquistou o paladar dos chefes, que elogiaram o sabor da massa.

Tânia preparou uma massa caseira ao molho branco com linguiça Blumenau

Tânia preparou uma massa caseira ao molho branco com linguiça Blumenau | Foto: Arquivo pessoal

A saudade da filha que acaba de completar 1 ano e 8 meses foi um dos desafios que Tânia precisou superar durante a disputa. “Quando me perguntaram dela fiquei emocionada”, revela. “É difícil ficar longe porque ela ainda é muito pequena”. O sentimento foi captado pelos avaliadores, e, segundo a intuição de Tânia, este foi um dos motivos pelo qual ela acabou não passando para a próxima fase do programa.

Ela não desanima. “Talvez esse não era o melhor momento para que eu participasse do programa”, reflete. “Teria que ficar confinada lá durante três meses, seria bem difícil pra mim e para minha pequena”, comenta. Isso não significa que ela não esteja pronta para tentar de novo. “Vou me preparar mais este ano e me inscrever mais uma vez”, garante.

Mesmo não tendo sido selecionada para continuar na disputa, Tânia agradece pela experiência. “Este é um sonho que eu tenho e o prêmio também é algo que eu almejo”, confessa. “Além disso, ficaria em contato com os melhores chefs para aprender muito com eles”.

Por questões contratuais, Tânia não pode divulgar a participação do programa antes dele ir ao ar. Ela também foi proibida de fazer fotos enquanto preparava o prato, mas conta que estava na mesma cozinha onde o reality é gravado. “A foto que eu tenho é com o logo da Band que pedi para uma motorista do Uber tirar”, brinca.

Tânia preparou o prato na mesma cozinha em que os participantes aparecem na televisão

Tânia preparou o prato na mesma cozinha em que os participantes aparecem na televisão

A nova temporada do Master Chef Brasil estreou na noite de ontem, 7, com novidades. Depois de três temporadas da versão com amadores, duas com crianças e uma com profissionais, agora quem passou pela pré-seleção, etapa em que Tânia participou, terá que duelar com outros participantes antes de ser confirmado como  um dos selecionados para entrar no reality. O Master Chef Brasil vai ao ar todas às terças-feiras, a partir das 22h30.

Receita campeã

A receita que Tânia preparou durante a pré-seleção do Master Chef Brasil já é vencedora por ter desbancado os mais de 27 mil inscritos. Ela passou para gente os ingredientes e o modo de preparo dessa delícia. Olha só:

Macarrão caseiro ao molho de linguiça Blumenau (porção para duas pessoas)

Ingredientes:

  • 1 linguiça Blumenau;
  • 250 gramas de macarrão caseiro;
  • 50 gramas de queijo parmesão;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 1 colher de manteiga;
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta;
  • 1 cebola;
  • 1 alho;
  • Salsa e noz-moscada à gosto para a finalização.

Modo de preparo:

  1. Esfarele toda a linguiça Blumenau e frite ela sem óleo e reserve;
  2. Em uma panela cozinhe o macarrão com água, o sal, a pimenta e um fio de óleo até que fique ao ponto al dente;
  3. Em uma panela coloque a manteiga, a cebola e o alho picado e refogue;
  4. Quando a cebola estiver transparente acrescente o creme de leite e mexa bem;
  5. Em seguida acrescente a linguiça esfarelada e reserve um pouco para a finalização do prato;
  6. Desligue o fogo rale o queijo parmesão e misture o molho ao macarrão;
  7. Finalize com o resto da linguiça, coloque a salsa e finalize com a noz-moscada a gosto.

O Melhor Pudim do Brasil

A disputa por uma vaga no Master Chef Brasil não foi a primeira vez em que Tânia participou de um reality culinário exibido para todo o país. No começo de 2016, ela participou do quadro “O Melhor Pudim do Brasil”, dentro do programa da Ana Maria Braga, na Rede Globo.

O pudim de Tânia, batizado de Raio de Sol, foi uma das receitas semifinalistas do concurso. No programa, a receita da jaraguaense concorreu com outras três receitas e foi degustado e julgado por três jurados: André Marques, Miá Mello e Roberta Rodrigues.

mulher_pudim_rafael_verch

A receita de pudim de Tânia já ganhou os holofotes do programa da Ana Maria Braga | Foto: Rafael Verch

Infelizmente, o pudim da jaraguaense foi desbancado por uma receita de pudim de milho e não seguiu para a final do programa.