Barbie da Frida Kahlo? Marca lança linha especial de mulheres inspiradoras

Paul Jordan, Sheryl Fetrick

Por: Elissandro Sutil

07/03/2018 - 12:03 - Atualizada em: 08/03/2018 - 08:30

Pare para pensar: quantas mulheres cientistas você conhece? E musicistas, escritoras, artistas e atletas? Para celebrar o Dia Internacional da Mulher – 8 de março, a marca de bonecas Barbie quer destacar mulheres que revolucionaram a nossa sociedade.

Com a nova linha “Barbie Mulheres Inspiradoras”, a empresa selecionou 14 mulheres que se destacaram em suas áreas de conhecimento. É o caso, por exemplo, da aviadora Amelia Earhart, a artista mexicana Frida Kahlo e a física e cientista da NASA Katherine Johnson, bonecas que serão lançadas inicialmente.

Ao todo, 17 bonecas foram anunciadas como parte da coleção Shero (mistura das palavras she, ela, e hero, herói, em inglês). Entre elas estão diversas atletas e mulheres de destaque em outras profissões. Veja a lista completa:

Patty Jenkins, cineasta, EUA – Escritora e diretora que se tornou a primeira mulher a dirigir um filme com um orçamento de mais de US $ 100 milhões, Mulher Maravilha.

Chloe Kim, campeã e atleta de snowboard, EUA – Mulher mais jovem a ganhar uma medalha olímpica no snowboard halfpipe feminino durante a Olimpíada de Inverno de 2018.

Bindi Irwin, conservacionista, Austrália – Celebridade internacional que herdou a paixão de seu pai –  o Caçador de Crocodilos – pela vida selvagem e se dedica a inspirar a próxima geração a fazer a diferença no mundo.

Katherine Johnson, física, cientista espacial e matemática, atravessou barreiras de raça e gênero e se juntou a um grupo de mulheres contratadas pela NASA. Trabalhou com “computadores humanos” para calcular o trajeto do primeiro voo tripulado americano para o espaço.

Nicola Adams, boxeadora, Reino Unido – Duas vezes medalhista de ouro, Nicola é a única boxeadora feminina na história do esporte a ganhar títulos olímpicos mundiais e europeus.

Frida Kahlo, artista Mexicana que ganhou reconhecimento por seu estilo e perspectiva única, tornando-se uma célebre artista ativista e símbolo de força.

Çağla Kubat, atleta de Windsurf, Turquia – Campeã de windsurfe e membro do time de vela e de windsurf do Fenerbahçe, fundou sua própria escola de windsurf para jovens surfistas.

Hélène Darroze, chef de cozinha renomada, França –  Quarta geração como cozinheira francesa com três restaurantes e duas estrelas Michelin.

Hui Ruoqi, campeã de vôlei, China – 15ª capitã da equipe feminina chinesa de vôlei que também ganhou ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Amelia Earhart, Americana e primeira aviadora feminina que atravessou o Oceano Atlântico, desafiando corajosamente os protocolos da época e quebrando recordes mundiais na aviação.

Leyla Piedayesh, designer e empreendedora, Alemanha – Imigrante iraniana e fundadora da famosa marca de roupas Lala Berlin, que incorpora elementos urbanos e elegantes em malha de alta qualidade.

Lorena Ochoa, jogadora profissional de golfe, México – Atleta, mãe, empresária e incentivadora do golfe no México.

Martyna Wojciechowska, jornalista, Polônia –  Apresentadora de TV, editora de revista, autora, diretora e a segunda polonesa a conquistar o Seven Summits.

Sara Gama, jogadora de futebol, Itália – Capitã do time italiano de futebol, membro do Conselho Federal e presidente da Comissão para o desenvolvimento do futebol feminino.

Xiaotong Guan, atriz e filantropa, China – Conhecida como filha da nação da China, é embaixadora do Dia Mundial da Vida, uma campanha conjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fundo Internacional para o bem-estar dos animais e conservação da natureza.

Yuan Yuan Tan, primeira bailarina, China – Bailarina e dançarina principal no Ballet de São Francisco. É também a principal dançarina convidada no Ballet de Hong Kong.

Vicky Martin Berrocal, emprendedora e designer de moda, Espanha – Responsável pela direção criativa da empresa Victoria, com coleções que incluem fantasias festivas, vestidos de flamenco, bolsas e jóias.

Para os brasileiros interessados, a boneca de Frida Kahlo chega ao país ainda em março pelo valor de R$ 250. As outras ainda não têm previsão de chegada, de acordo com a Mattel, dona da marca Barbie.

Fontes: Revista Galileu e Estadão

—–

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI.

—–

Leia também: