Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já podem se programar para mais uma temporada do projeto Vida na Praia, que promove inclusão em dois pontos de Itapema até 4 de março, gratuitamente. Esta será a 13ª edição da iniciativa, que possui cadeiras anfíbias adaptadas e monitores treinados para acompanhar os visitantes em banhos de mar.
O projeto Vida na Praia é realizado pela Associação das Pessoas com Deficiência para a Inclusão (ADI) em parceria com a Prefeitura de Itapema. Duas tendas estarão montadas na Avenida Beira Mar, ao lado do Rancho do Pescador (Centro), e na rua 217, no Calçadão de Meia Praia, com toda infraestrutura e acolhimento. O município foi o primeiro de Santa Catarina a desenvolver este projeto que já recebeu quase três mil pessoas do país inteiro.
As cadeiras foram projetadas com segurança e possuem adaptações, garantindo diversão e acessibilidade para adultos e crianças. Todas as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou alguma dificuldade para tomar banho de mar estão convidadas a participar da iniciativa.
“Este é o quinto ano que participo do Vida na Praia. Estava passando aqui na frente e fui chamada para conhecer, me apaixonei e todo ano fico ansiosa para a chegada do verão. O projeto é maravilhoso pela doação de quem trabalha aqui e pela nossa satisfação em poder estar na água, conhecendo novas pessoas, cada uma com suas dificuldades e histórias. Hoje também sou vice-presidenta da Associação ADI”, afirma Jane Skrepka.
“Estamos muito gratos em promover a inclusão novamente em Itapema, com um projeto que já é muito querido na cidade e que a cada ano se fortalece ainda mais. Utilizar os espaços públicos é um direito de todos, e o Vida na Praia é uma ferramenta para estimular outras ações em prol das pessoas com deficiência, além de possibilitar que todos aproveitem o melhor do nosso litoral”, afirmou Joel Eyroff, ex-presidente da ADI.
A Associação das Pessoas com Deficiência para a Inclusão (ADI) foi fundada em 2010 e possui como lema “ressignificar e transformar vidas”, promovendo inclusão social, projetos educativos, defesa de direitos dos cidadãos e integração comunitária de PCD’s e seus familiares com acesso à cidade.
Serviço
Projeto Vida na Praia 2024/2025
Atendimento: todos os sábados, domingos e feriados
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h45
Locais: Rua 217 (Calçadão, Meia Praia) e Avenida Beira Mar (ao lado Rancho do Pescador, Centro)