Duas baleias-franca, mãe e filhote, foram vistas ao lado de um grupo de canoagem que treinava na praia da Cachoeira do Bom Jesus, na região norte de Florianópolis. O encontro inesperado ocorreu na quarta-feira (21), quando os alunos da escola Kanaloa VA’A faziam a travessia no mar em direção à Ilha do Francês.
As baleias se aproximaram do grupo, surpreendendo os remadores. “Essa foi a melhor remada que eu já dei”, comentou um dos participantes à reportagem do G1.
O sócio da Kanaloa VA’A, Alexey Bevilacqua, explicou que a avistagem aconteceu durante um treinamento regular na região. As imagens, capturadas pela remadora Lívia Rôlo, mostram os animais muito próximos à embarcação. A espécie das baleias foi confirmada pelo Projeto Franca Austral (ProFranca), que atua no estado para proteger e estudar esses cetáceos.
A diretora de Pesquisa do ProFranca, bióloga Karina Groch, explicou ao G1 que as baleias-franca vêm ao litoral sul de Santa Catarina para parir e cuidar de seus filhotes em águas mais quentes.
“Os filhotes das baleias nascem com uma camada de gordura muito pequena e insuficiente para aguentar o frio antártico. Por isso, as mães vêm até a costa de Santa Catarina”, explicou Karina. A temporada reprodutiva das baleias-franca no Brasil ocorre entre julho e novembro, com pico de ocorrência em setembro.
Karina também ressaltou a importância de seguir normas específicas para evitar perturbar as baleias durante suas visitas à costa brasileira. Entre as regras destacadas, está a proibição da atividade de turismo de observação de baleias embarcado na região desde 2013, sem previsão de retorno.
Além disso, não é permitido nadar em direção às baleias, permanecer próximo a elas por mais de 30 minutos ou aproximar-se delas com motor ligado a menos de 100 metros do animal mais próximo.
Outras orientações incluem desligar o motor ao avistar uma baleia e não o religar até que o animal esteja a uma distância segura de, no mínimo, 50 metros da embarcação, evitar dividir ou dispersar grupos de baleias e não fazer barulhos excessivos a menos de 300 metros dos animais. Também é proibido jogar qualquer coisa no mar a menos de 500 metros de distância das baleias.
As baleias-franca são uma presença constante no litoral catarinense, especialmente entre Palhoça e Laguna, onde frequentemente são vistas durante sua temporada reprodutiva. As normas e recomendações visam garantir a segurança tanto dos animais quanto das pessoas, preservando o equilíbrio natural e a integridade dos cetáceos em seu habitat.
Fonte: G1 SC