Baile dançante com forró, tango e samba acontece neste sábado (22) em Jaraguá do Sul

Neste sábado (22), os amantes da dança poderão se encontrar em um único local para celebrar diferentes ritmos. A segunda edição do Baila Comigo vai acontecer no Clube Beira Rio, a partir das 20h, reunindo o forró, samba, zouk, tango e bolero.

O evento é promovido pelo grupo jaraguaense Milongueiros de Plantão, que dá aulas gratuitas de dança no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha. Os professores são amigos que já dançavam e tinham interesse em levar esse conhecimento para mais pessoas, além de exercitar a própria habilidade.

Os cinco bailarinos se juntaram em maio do ano passado, mas as aulas começaram em março deste ano. Para 2018, já não há mais vagas disponíveis para ingressar nas turmas.

“Apenas se o interessado tiver alguma intimidade com o ritmo que quer desenvolver, porque se o aluno começar do zero, não vai conseguir acompanhar a turma”, explica uma das professoras, Lilian de Oliveira Vilela.

As aulas ocorrem nas quartas, com tango e zouk, e nas sextas, com forró, samba e bolero. Atualmente, as turmas envolvem cerca de 30 pessoas. Os participantes, conforme Lilian, são de todas as idades. O mais novo tem 16 anos e o mais velho 70.

(E) Djeizi Mayer e Marcos Cascavel, Lilian Vilela e Christian Boava, Tania Catarina Petry e filho Gustavo Petry e Anderson Oliveira e Clarissa Borba | Foto: Divulgação

“Essa descoberta dos ritmos é encantadora, às vezes eles acham que não levam jeito para dança, mas percebem que o caminho é simples”, explica a dançarina. Lilian fazia aulas de jazz e trabalhava como engenheira, mas ainda não tinha pensado na possibilidade de ensinar para outras pessoas.

“Mudei a minha visão sobre isso e passei a compartilhar o que sei sobre a dança. Antes de começar, estudamos sobre os ritmos também”, comenta. O grupo foi criado com o intuito de fomentar o interesse pela dança de salão na cidade.

Incentivo a novos dançarinos

O nome, Milongueiros de Plantão, vem de uma inspiração em um grupo com o mesmo objetivo que atua em Florianópolis.

Em Jaraguá do Sul, o Milongueiros organiza alguns eventos de dança abertos para a comunidade. Conforme Lilian, esta é uma forma de oportunizar aos alunos um ambiente mais descontraído e propício para praticar a dança. “A energia de uma baile é diferente, a interação fica maior”, observa a professora.

Os gastos com os eventos são custeados pela verba arrecadada com a venda dos ingressos. Para o baile deste sábado (22), a entrada antecipada custa R$ 10 e na hora R$ 15. Para mais informações, como o contato para compra dos ingressos, confira o evento no Facebook.

Quer receber as notícias no WhatsApp?