Aventura na região: 3º Festival de Escalada Braço Esquerdo começa neste fim de semana. Ainda dá tempo de se inscrever!

Por: Elissandro Sutil

10/11/2016 - 10:11

Pra quem curte uma boa aventura em meio à natureza já pode começar a se preparar, porque vai rolar a 3ª edição do Festival de Escalada Esportiva. O evento vai acontecer no Parque Natural Braço Esquerdo, que fica em São Bento do Sul (SC), mas com acesso pela cidade de Corupá.

Entre os dias 12 e 15 de novembro, escaladores de todas as regiões estarão reunidos no local para desfrutarem de momentos de troca de experiências, desafios, confraternizações e muita escalada. O principal objetivo do evento é divulgar e estimular essa prática esportiva na região.

E olha que tem até um vídeo convite para o Festival. Dá uma olhada nas belezas naturais e a estrutura do lugar, sensacional!

O Parque Braço Esquerdo é considerado um dos principais setores de Escalada Esportiva do Estado. Atualmente possui cerca de 85 vias de subida, dos mais variados graus de dificuldades, desde vias fáceis para iniciantes até vias de alto nível para os mais experientes.

Veja o que está previsto na programação

Desafio de escalada em rocha:
Os atletas da escalada esportiva irão participar de um desafio de força e superação da gravidade. Serão utilizadas duas vias, uma para categoria masculina e outra para feminina. Entre os competidores quem conseguir chegar mais alto será o vencedor.

Inauguração de muro indoor para escalada
Nessa nova edição estaremos inaugurando um novo muro de escalada do parque, para que os escaladores tenham mais possibilidade de se aquecer antes de ir para rocha, para iniciantes entenderem os princípios do esporte e para aqueles momentos principalmente a noite de confraternização e brincadeiras.

4f666f_5897f6aab40441e7a0d98af89af23c73-mv2

Foto: Divulgação/Parque Braço Esquerdo

Escalada em rocha para iniciantes
Estará a disposição do público, algumas vias de escalada, para poderem experimentar e conhecer um pouco mais do esporte. Supervisionado por monitores, essa modalidade vai funcionar como uma espécie de oficina para que as pessoas menos experientes possam conhecer um pouco do esporte. A idade mínima é estipulada em 12 anos.

Atividades diversas
Confraternização com sorteio de brindes, noite de festa com show ao vivo, slackline, aulas de Yoga, telão com fotos do evento e filmes de escalada.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas nos dias do evento, no local, ou antecipadamente através do site do Parque, com a opção de individual e grupos de 5 pessoas (este com desconto de 10%). Os participantes inscritos terão direito a:

  • Participação em todos os dias do festival (12 à 15 de novembro de 2016)
  • Camping
  • Camiseta oficial do evento
  • Guia oficial de escalada do parque

Mais informações através do telefone (47) 9974-7874. Também tá rolando um evento no Facebook, onde a galera pode acompanhar as novidades e atualizações do Festival.

A escalada

Consiste em paredes negativas de formação conglomerado. As paredes do Parque são extremamente equipadas pela natureza com agarras do tipo monodedo, bidedo, pinças e outros tipos de agarras incríveis, de modo que o escalador poderá desfrutar de um grande número de vias por parede. Devido ao grau de dificuldade e as vias serem longas, tornou-se uma área bastante visitada por escaladores de todo o Brasil e exterior.

Foto: Cubo Escalada

Foto: Cubo Escalada

A graduação das vias varia do 4 grau à 10c, com projetos possivelmente 11a. O fácil acesso aos setores principais são um dos pontos fortes do parque. O acesso via trilhas variam de 1 minuto (setor principal) à 30 minutos (Planeta dos Macacos) de caminhada.