Ave reabilitada é solta por ambientalistas em praia de Florianópolis

Pernilongo-de-costas-brancas foi solto na praia do Moçambique | Foto Nilson Coelho/R3 Animal

Por: Ewaldo Willerding Neto

05/02/2021 - 10:02 - Atualizada em: 05/02/2021 - 10:48

Um pernilongo-de-costas-brancas (Himantopus melanurus) foi solto esta semana na praia do Moçambique, em Florianópolis, após ser resgatado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) junto à Udesc, na praia do Sol, em Laguna, no dia 4 de janeiro. Ao todo, já são 29 aves reabilitadas com sucesso em 2021.

Após ser estabilizada na Unidade de Estabilização de Laguna por 13 dias, a ave chegou para ser reabilitada no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), no dia 18 de janeiro, em Florianópolis.

 

 

Ave é comum do Centro-oeste ao Sul do Brasil e do Peru à Argentina | Foto Nilson Coelho/R3 Animal

 

De acordo com o médico veterinário Sandro Sandri, a ave estava com um quadro de deficiência nutricional e com os padrões sanguíneos alterados. “Principalmente, as funções renais e hepáticas”, explica Sandro.

“O pernilongo passou por um processo de reabilitação com dieta controlada e acompanhamento diário do peso. Também realizou fisioterapia de voo diária e teste de impermeabilização das penas, até que o resultado dos exames complementares revelou que o animal estava apto para soltura”, complementa Sandro.

O pernilongo-de-costas-brancas é uma ave da ordem Charadriiforme e da família Recurvirostridae. Ocorre do Centro-oeste ao Sul do Brasil e do Peru à Argentina.

Ave foi reabilitada no CePRAM/R3 Animal, em Florianópolis | Foto Nilson Coelho/R3 Animal

Fique atento

  • Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341.
  • O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
  • O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
  • O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
  • O PMP-BS é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.