Vamos combinar: quando se é criança, o mundo é mágico e tudo e todos têm algo de encantadoramente misterioso e atrativo. Descobrir, portanto, é um dos verbos mais conjugados nessa fase da vida, e é ele também que rege as lúdicas aventuras do menino protagonista de “Vicente, o Explorador”, livro infantil que a joinvilense Eliana Efting lança no próximo dia 10, às 10h, na Livraria A Página. O selo é da Editora Areia.

Professora de educação infantil aposentada, Eliana teve a ideia para seu primeiro livro observando o neto que mora com ela. Como não teve muito tempo para acompanhar os passos iniciais da filha, em função do trabalho, ela encantou-se pela curiosidade do garotinho, cujas primeiras descobertas geraram a base da obra, ilustrada por Felipe Tegnoli.

A história é basicamente Vicente explorando a casa, ou melhor, o “castelo” da avó e descobrindo um mundo de possibilidades nas gavetas, nas panelas, atrás das cortinas, no arrastar das cadeiras e no interior dos cômodos. Brechas e portas para a imaginação, ideal para crianças que começam a ler, mas também plenamente identificável por parte das mães de crianças, na opinião da autora.

“A criança precisa tocar objetos e saber de onde tiramos as roupas e utensílios do dia a dia. A tecnologia é importante, mas essas descobertas devem ser valorizadas porque irão acompanhar toda a vida da pessoa”, acredita Eliana.