Automotivo: como a tecnologia OnStar funcionou em casos reais de roubo e acidente

Por: Elissandro Sutil

28/03/2016 - 11:03 - Atualizada em: 28/03/2016 - 11:34

A tecnologia OnStar, da Chevrolet, foi colocada à prova no início deste ano, pela primeira vez no país.

Em janeiro foi registrado o primeiro caso de roubo e acidente envolvendo veículos equipados com OnStar no Brasil. Nos dois episódios, a tecnologia cumpriu com o seu propósito: o de oferecer ao motorista serviços como os de emergência e segurança em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Notificação de roubo

O primeiro caso de veículo roubado, que era equipado com OnStar, aconteceu em Osasco, na região da Grande São Paulo.

O proprietário de um Cruze Sedã comunicou o fato à Polícia e ao Centro de Atendimento do OnStar, que começou a monitorar o veículo por GPS e enviou o comando remoto para o bloqueio da aceleração do motor do carro.

Abandonado pelo ladrão, o carro foi recuperado e devolvido ao dono em menos de três horas após o roubo.

Primeiro caso de acidente

Já a primeira notificação automática de acidente aconteceu com um Novo Chevrolet Cobalt, de Teresina (PI). O carro se envolveu em um acidente sem feridos. Como o veículo com OnStar possui sistema próprio de telecomunicação, um sinal de alerta foi enviado para o Centro de Atendimento.

Assim que recebeu o aviso, a atendente primeiro contatou a motorista por meio do OnStar do sedã para saber se ela estava bem e se precisava de ajuda. Em seguida, foi entrado em contato com a seguradora, com o guincho e com a autoridade de trânsito.

Em casos mais graves de acidente, mesmo que nenhum ocupante consiga responder ao contato da atendente, o OnStar é capaz de enviar uma equipe de resgate apropriada. Isto porque sensores no veículo informam à Central de Atendimento dados da ocorrência, como localização, velocidade e dinâmica do impacto

O sistema

011_chevrolet_onstar
Lançado no último trimestre do ano passado como uma exclusividade da marca Chevrolet, o sistema também oferece serviços de navegação, concierge e conectividade, disponível para a linha 2016 do Cruze, do Cruze Sport6 e do Novo Cobalt.

Ao todo, são mais de 20 opções de serviços à disposição do cliente Chevrolet de todo o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos. Mensalmente é recebido aproximadamente 100 mil contatos de emergência e 5 mil notificações automáticas de acidente.

O OnStar possui mais de 7 milhões de usuários, somando os de países como Estados Unidos, Canadá, China, México e agora também da Europa e do Brasil.

O Centro de Atendimento OnStar funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e a cada dois segundos, em média, uma chamada é realizada.

Fonte: Universo Chevrolet
Fotos: Divulgação/Chevrolet