Atenção, mulheres! Mutirão de preventivos acontece no sábado em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/10/2016 - 09:10 - Atualizada em: 11/10/2016 - 09:56

Neste sábado, dia 15, os postos de saúde de Jaraguá do Sul vão realizar o mutirão de preventivo de câncer de colo do útero, no período da manhã, gratuitamente. O agendamento pode ser feito no posto de saúde mais próximo da residência de cada mulher. O objetivo do preventivo (Papanicolau) é detectar lesões que possam se tornar câncer do colo uterino.

Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. Conforme a evolução da doença, aparecem sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve estar menstruada, não deve ter tido relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias que antecedem o exame e também deve evitar o uso de duchas e medicamentos vaginais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

A partir do início da atividade sexual, as mulheres devem fazer o exame anualmente. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.