Ateliê Cultural da Aliança Francesa relembra importância da expedição de Napoleão Bonaparte ao Egito

Por: OCP News Vale

10/06/2021 - 07:06 - Atualizada em: 10/06/2021 - 07:52

Controvérsias à parte, Napoleão Bonaparte é uma figura com grande impacto na história da França e que desperta interesse até os dias atuais. E como em 2021 comemora-se o bicentenário da morte do autoproclamado imperador francês, que governou o país por 15 anos, a Aliança Francesa de Blumenau promove o Atelier Culturel: Napoleão Bonaparte no Egito – Uma Expedição Histórica. Marcado para sábado, 12, às 15h, o evento online é gratuito e aberto a toda a comunidade, com transmissão pela plataforma Zoom.

Personagem icônico e polêmico da história, apontado como herói por alguns e tirano por outros, Napoleão nasceu na Córsega de uma família italiana relativamente modesta. Servia como oficial de artilharia no exército francês quando a Revolução Francesa eclodiu, em 1789. Rapidamente subiu nas fileiras dos militares, aproveitando as novas oportunidades apresentadas pela Revolução e tornando-se general aos 24 anos. Em 1798, liderou uma expedição militar ao Egito que serviu de trampolim para o poder político.

É esta passagem na biografia de Napoleão – a viagem ao Egito durante a campanha para ocupar o nordeste africano e a Índia – que será resgatada pela professora e historiadora Regiane Zoboli, que possui um vasto conhecimento e apreço pelo Egito Antigo. Em sua bagagem consta uma viagem ao Egito que fomentou seu fascínio pelas peculiaridades, cultura e história egípcia. A convite da AF Blumenau, nesta próxima edição do Ateliê Cultural ela se propõe a fazer uma ponte entre França e Egito, falando da importância histórica de Napoleão e o impacto que a sua expedição à terra dos faraós teve para a humanidade.

Serviço
O quê: Atelier Culturel: Napoleão Bonaparte no Egito – Uma Expedição Histórica, com a professora e historiadora Regiane Zoboli

Quando: Dia 12 de junho (sábado), às 15h
Onde: Evento da Aliança Francesa Blumenau, realizado pela plataforma Zoom
Quanto: Inscrições gratuitas pelo telefone (47) 3322-6586 /99173-2416, pelo e-mail
afblumenau@gmail.com ou por direct no Instagram @afblumenau

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.