Associação R3 realiza soltura de 19 pinguins após reabilitação, em Florianópolis

Pinguins são soltos na praia do Moçambique, em Florianópolis | Foto Nilson Coelho/ R3Animal.

Por: Emilly Leal

10/09/2018 - 15:09 - Atualizada em: 10/09/2018 - 19:59

Nesta segunda-feira (10) chegou ao fim o período de reabilitação para 19 pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus), que estavam sob os cuidados da Associação R3 Animal através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM).

O CePRAM fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho e dos 34 pinguins reabilitados, apenas  19 tiveram condições de voltar ao habitat natural, sendo soltos na Praia de Moçambique na manhã de hoje. O restante continuará em tratamento.

Pinguins são soltos na praia do Moçambique, em Florianópolis | Foto R3Animal.

Pinguim na Lagoa da Conceição

O curioso foi que na tarde de ontem, domingo (9), um pinguim nadava próximo às margens da Lagoa da Conceição e o que chamou a atenção dos moradores, foram os movimentos e agilidade do animal em uma profundidade tão baixa.

Pinguim nada na Lagoa da Conceição em Florianópolis | Foto Luciana Correa/NSC TV.

Segundo a Associação, desde o início do inverno, é comum essas aves aparecerem nas praias. Elas saem de colônias na Patagônia, na Argentina, em busca de alimento, acompanhando as correntes marítimas de água fria.

Infelizmente alguns não conseguem retornar às colônias de origem e são encontrados mortos em nosso litoral, enquanto outros chegam cansados e debilitados nas praias. Eles chegam desidratados, muitos com quadro de pneumonia, e necessitam de cuidados.

Pinguins são soltos na praia do Moçambique, em Florianópolis | Foto Nilson Coelho/ R3Animal.

O Projeto

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.

Pinguins são soltos na praia do Moçambique, em Florianópolis | Foto Nilson Coelho/ R3Animal.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp? Clique aqui

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!