A segurança ao tocar os acordes corretos que soam em perfeita harmonia revelam o talento e profissionalismo do violonista Darlon Matheus de Souza. Faltando um mês para iniciar o 1ª Festival de Violão, o artista se prepara para se apresentar na abertura do evento que acontece entre os dias 2 e 4 de agosto, em Jaraguá do Sul.

Filho de músicos, era inevitável que Souza seguisse o mesmo caminho da família. O gosto pela arte foi exercitado desde cedo, quando ele ainda morava em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. “Meu pai é fundador de bandas, tocava em bailes da região, então eu me criei neste meio”, lembra.

De acordo com Darlon, o violão clássico foi o primeiro instrumento que ele aprendeu a tocar. “Toco todos os estilos”, conta. “Meu repertório vai desde a MPB, passa pelos clássicos, pelo metal e até pela música regional”, garante.

Paixão pelo instrumento foi incentivada no ambiente familiar imerso em musicalidade | Foto Eduardo Montecino/OCPNews

Segundo ele, a técnica com o instrumento evoluiu de forma gradativa, principalmente quando se via obrigado a tocar ao vivo nas rádios. “Era um desafio, quando alguém pedia algum repertório eu tinha que me virar nos trinta e tocar na hora”, comenta divertido.

Apaixonado por música, o violonista também atua como professor, transmitindo todo o seu conhecimento para outras pessoas que têm o mesmo gosto pela arte.

Além de participar da abertura do evento, Darlon também está envolvido com a organização do festival. Para ele, a primeira edição é fruto de muito reconhecimento. “Será um grande evento para a cidade”, garante.

Aquecimento para as apresentações

De acordo o diretor artístico, Enéias Raasch, nesta semana terá inicío a divulgação do festival com cartazes espalhados pela cidade.
Raasch explica que o evento conseguiu apoio da prefeitura e, por isso, os ingressos serão disponibilizados gratuitamente a partir do dia 20 de julho.

Para a retirada, é necessário comparecer na Fundação Cultural ou no Espaço Bueno Eventos, na rua Domingos Rodrigues da Nova, nº 109, no Centro. "Jaraguá vai respirar música nesses três dias. Estão todos convidados para prestigiar o evento", chama Enéias.

Marcos Pereira, Daniel de Sá e Ricardo Pauletti são os violonistas de renome nacional que se apresentam durante o festival. Um show em conjunto com a Orquestra da Scar também está programado.

Além das apresentações, os três músicos vão fazer workshops para alunos iniciantes, intermediários e de nível avançado. Os estudantes que quiserem participar das aulas devem fazer a inscrição enviando um e-mail para eneias.musico@gmai.com.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger