Artistas de Jaraguá se reúnem para discutir cancelamento do edital do Fundo de Cultura

Por: Elissandro Sutil

20/02/2017 - 15:02 - Atualizada em: 20/02/2017 - 15:37

O cancelamento do edital 084/2016-FC do Fundo de Cultura surpreendeu os artistas de Jaraguá do Sul. O edital foi instituído em 2007 e já contemplou muitos projetos artísticos em seis anos. Segundo o secretário de Administração, Argos José Burgardt, a decisão foi tomada levando em conta a situação econômica do município.

Para discutir qual será o próximo passo diante desta situação, os artistas de Jaraguá do Sul se reúnem na noite de hoje, 20. Segundo Fred Paiva, que está empenhado na articulação do encontro, o posicionamento dos escritores, atores e demais artistas da cidade deve ser definido durante a reunião.

Para ele, a decisão da prefeitura provoca alguns problemas. “Em um primeiro momento, desestabiliza todo o processo de fomento da cultura“, alerta. “Este já é um processo frágil, pois as pessoas sempre veem a cultura como algo supérfluo, quando na verdade ela tem papel definitivo na construção e desenvolvimento da cidadania”, lamenta.

Paiva destaca que a Constituição Federal garante para a população o acesso à cultura, assim como à saúde e educação. “Jaraguá é das poucas cidades de Santa Catarina que conta com um Sistema Municipal de Cultura implantado, alinhando-se às políticas federais”, afirma. “O cancelamento do edital com certeza vai contra tais políticas de desenvolvimento da cultura para o povo brasileiro”, explica.

O encontro para discutir o cancelamento do edital do Fundo de Cultura acontece hoje, 20, a partir das 19h, no espaço da EXTRANOICA demodé. Artistas e demais jaraguaenses interessados em discutir a situação serão bem-vindos.

Quem não puder comparecer, pode publicar sugestões e ideias no grupo Setoriais de Cultura de Jaraguá do Sul no Facebook.

O EXTRANOICA demodé fica na Avenida Prefeito Waldemar Grubba, 1030, aos fundos da Donatello’s Pizzas.