A terceira edição da Osterpark, a festa de Páscoa de Jaraguá do Sul, começou no dia 9 de março e está fazendo o maior sucesso com muitas opções gastronômicas, brincadeiras, oficinas, atrações culturais e também o artesanato, que tem ganhado ainda mais destaque no evento.

Andréa Nunes da Silva, 43 anos, é uma das expositoras da festa e ressalta que a valorização da produção jaraguaense está crescendo cada vez mais.

“Antes, as pessoas tinham um certo receio com o artesanato de Jaraguá do Sul”, comenta. "Muitos iam em feiras em outras cidades e acabavam comprando o mesmo produto  por um valor mais alto do que o nosso”.

Juana Borchardt, 58 anos, também está participando da Osterpark como expositora. Ela produz, guirlandas, vasos de flores, banquetas e decorações de Páscoa utilizando fibras de bananeira, reciclados de madeira. Ela também faz parte do Clube de Mães e este é o segundo ano em que participa da feira.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Os visitantes têm elogiado bastante o artesanato na Osterpark, conta, tanto a diversidade de produtos como a qualidade. “A festa cresceu bastante esse ano”, afirma.

“Tem muitas pessoas vindo de fora, até de outros estados e estão comprando meus produtos, porque elas nunca viram o trabalho feito com a fibra da bananeira de perto, então querem pegar e sentir”, comemora.

Oportunidade de negócios

A maioria dos expositores são membros do Clube de Mães de Jaraguá do Sul e também ajudam na organização do evento de forma voluntária.

Andréa, por exemplo, além de expor seus trabalhos no espaço que divide com duas amigas, ajudou na montagem e na organização da festa e também participa da oficina de pintura de bolachas.

Participante do clube há três anos, a artesã, que faz pinturas em toalhas, bonecas de tecido, patchworcks e trabalhos com feltro, é a coordenadora do grupo.

Ela não possui loja física, por isso sempre participa de feiras com as outras mulheres do clube. “Nesses eventos temos mais visibilidade, conversamos com as pessoas, entregamos cartões e melhoramos nosso relacionamento com futuros clientes”, explica.

Apesar de já ter um certo estoque, alguns artesãos estão precisando repor as peças para vender no fim de semana.

A própria coordenadora disse que está precisando produzir entre 10 e 20 peças de cada produto para vender na festa. “Bom, eu não posso reclamar das vendas”, diz Andréa. “Estão comprando bastante, elogiando e criando confiança no nosso artesanato”, comemora.

Em 2018, quando participou do evento pela primeira vez, Juana diz ter precisado repor seus produtos apenas uma vez. "Esse ano, toda semana tenho que produzir para repor para a festa", afirma. Mas ela também comemora por participar da Osterpark e expor seu trabalho. "Da mais  valor para meus produtos, fico mais conhecida e até já recebi encomendas."

Andréa comenta sobre o quanto se investe nos trabalhos artesanais. "Não é possível investir pouco, para que não faltem produtos para os clientes", afirma. "Mas também não posso exagerar nos gastos, pois, apesar de ajudar na renda, o artesanato é um hobby para mim", emenda.

O trabalho do Clube de Mães é exposto também em horário comercial durante a semana, no Mercado Municipal. Além disso, Juana, tem um espaço em sua casa onde seus trabalhos ficam a mostra.

Apesar de não venderem tão bem como em épocas de feira, as artesãs de Jaraguá do Sul estão sempre fazendo pedidos por encomenda.

A Osterpark 2019

A árvore de ovos é um dos maiores atrativos da festa. Com nove mil casquinhas de ovos, a Osterbaum que é feita com galhos de goiabeira pode ser vista de longe, pelo seu tamanho e suas muitas cores.

Um evento para toda a família se divertir, desde as crianças, até os mais idosos. Atrações culturais organizadas pela Secretária de Cultura de Jaraguá do Sul, brinquedos infláveis, pintura de bolachas, ovos, e de rosto, para garantir a alegria das crianças.

A Osterpark Jaraguá do Sul 2019, aberta aos sábados das 14h às 20h30 e domingo das 13h às 19h30, com termino do evento no dia 14 de abril. A entrada é gratuita.

Serviço

  • O que: 3º Osterpark Jaraguá do Sul;
  • Quando: De 9 de março a 14 de abril, aos sábados das 14h às 20h30 e domingos das 13h às 19h30,
  • Onde: Parque Municipal de Eventos;
  • Quanto: Entrada gratuita

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?