Aproveite o céu em abril: chuvas de meteoros e uma bela vista do planeta Júpiter

Por: Elissandro Sutil

05/04/2017 - 10:04 - Atualizada em: 05/04/2017 - 10:23

As noites do mês de abril prometem ser mais iluminadas. Isso porque estão previstas pelo menos duas chuvas de meteoros e uma bela visão do planeta Júpiter.  Saiba quando visualizar esses fenômenos:

Júpiter em abril

Em abril ocorre a oposição de Júpiter. Isso significa que, para quem observa da Terra, o planeta fica do lado oposto ao que está o Sol, e sua face será totalmente iluminada. Assim, ele “nasce” em um horário muito próximo ao do pôr do sol, e permanece no céu durante toda a noite de 7 de abril. Além de ser o período mais propício para a observação do planeta, também é seu momento de maior proximidade com a Terra.

Chuva de meteoros Lyrids

Quando atinge seu pico, esta chuva produz até 20 meteoros por hora com trilhas brilhantes de poeira que duram vários segundos. Ela ocorrerá entre os dias 21 e 22 de Abril, onde será melhor observada depois da meia-noite.

Chuva de meteoros Eta Aquarids

Esta chuva é um banho de luz! Fique ligado, pois ela ocorrerá entre os dias 5 e 6 de Maio, então fuja das luzes da cidade e não se esqueça de olhar para o leste após a meia-noite.

Agora é torcer para que o tempo ajude e as nuvens fiquem bem longe do céu durante essas noites. Lembrando que para ver melhor qualquer fenômeno no céu é recomendável que procure locais mais afastados e altos, sem influência da iluminação urbana. Veja também outros fenômenos que estão previstos para o resto do ano.