A inclusão de um cavalo de corrida como personagem em um jogo de celular e o lançamento internacional do mesmo alçou a popularidade de Haru Urara, uma égua de 29 anos que, em seis anos de carreira na Japan Racing Association, entre 1998 e 2004, participou de 113 corridas sem vencer nenhuma – e conquistou corações como um símbolo de perserverança perante a adversidade.
A onda de popularidade da “Eterna Estrela dos Perdedores” – como Haru Urara ficou conhecida no auge de sua carreira no Japão – resultou em milhares de doações para a égua aposentada, através de um site que permite que fãs mandem cargas de azevém fresco diretamente ao estábulo.
O serviço ficou conhecido internacionalmente em 10 de julho; desde então mais de 2,5 toneladas de azevém já foram doadas ao estábulo Matha, em Onjoku, Chiba.

Haru Urara e sua personificação em Uma Musume: Pretty Derby. Divulgação/CyGames/Gameloft
Haru Urara é um dos cavalos de corrida inclusos no jogo de celular Uma Musume: Pretty Derby, lançado pela CyGames em março de 2018 no Japão e em 26 de junho deste ano internacionalmente. No jogo, cavalos da liga japonesa de corrida de cavalos são representados como garotas e competem em corridas após uma série de treinamentos.
No jogo, ela é uma personagem alegre e ingênua, com atributos baixos – o que faz com que seja extremamente difícil fazer com que ela vença corridas.
23ª Fenaostra começa com programação de shows nacionais e artistas locais
A empresa responsável pelo serviço de doação de alimento para cavalos publicou uma mensagem agradecendo o carinho. “Eu fico comovido que o amor pelo futuro dos cavalos seja universal em todos os países. Vamos entregar com carinho os sentimentos que nos foram encarregados por fãs de todo o mundo”. A postagem prossegue adicionando que azevém fresco é perecível, portanto as remessas serão feitos de forma escalonada.
“Os fãs podem presentear sua égua favorita com a refeição deliciosa que ela merece, sabendo que ela vai recebê-la não importa quantos pedidos sejam feitos”.
No auge de sua popularidade, em 2004, bilhetes de aposta na “eterna perdedora” chegaram a ser tratados como uma espécie de “talismã da boa sorte”: em japonês, ataranai (当たらない) significa tanto “perder uma aposta” quanto “não ser atingido”. Por conta disto, bilhetes de aposta nela eram usados como amuleto de boa sorte no trânsito. Em 2004, o então primeiro ministro do Japão, Junichiro Koizumi, expressou publicamente o desejo de ver ela vencer “nem que fosse só uma vez”. “Aquela égua é um exemplo de não desistir mesmo diante da derrota”, disse.
Em 2019, em um evento mais leve para cavalos já aposentados, Haru Urara teve sua primeira vitória.