Um recorde negativo foi superado nesta terça-feira (3), depois que a Sony anunciou fim de serviço do jogo multijogador Concord (PS5), com a desativação dos servidores do game nesta sexta-feira (6).
A notícia chama atenção pois o título foi lançado no dia 23 de agosto deste ano – marcando apenas 12 dias entre o lançamento e o anúncio de desativação do jogo, e duas semanas entre o lançamento e o fim do jogo.
O mercado de games tem registrado múltiplos fracassos no setor dos chamados “Jogos como Serviço”, muitos dos quais encerrando suas atividades em menos de dois anos – mas Concord se destaca por ter sua vida medida não em meses, mas em dias.
Os chamados “jogos como serviço” são jogos que, após comprados, disponibilizam serviços, recursos e itens especiais ao longo do jogo e os que não cobram para que sejam adquiridos, mas que dependem das compras e assinaturas dentro do próprio jogo para que seja gerado lucro.
Esse modelo de negócios permite a monetização do game a longo prazo, a partir de atualizações frequentes, assinaturas ou outras formas de compra dentro do jogo – mas para serem viáveis, dependem de um grande número de jogadores ativos, algo que Concord falhou em conquistar.
O jogo foi desenvolvido pela Firewalk Games, e levou oito anos para ser desenvolvido, com um orçamento estimado na casa dos US$ 150 milhões – a estimativa, no entanto, é que o título tenha vendido apenas 25 mil cópias.
A Sony anunciou o fim dos serviços de Concord em postagem no blog da empresa, onde anunciou também que os jogadores que compraram o tíulo serão reembolsados.