Três aplicativos vinculados a órgãos de proteção ao crédito de instituições financeiras disponibilizam consulta a regularidade do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de forma gratuita.

Os aplicativos SerasaConsumidor, Guia Bolso e Pessoa Física, da Receita Federal, estão disponíveis para Android e IOS e prometem facilitar a vida de quem quer verificar se está em situação irregular sem sair de casa.

Para oferecer o conteúdo, são consultados os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Serasa.

SerasaConsumidor

O app SerasaConsumidor mostra se o usuário está com dívida pendente com bancos e instituições financeiras ou em situação regular. Para consultar o CPF, é preciso fazer um breve cadastro no Serasa Consumidor, por meio do próprio aplicativo.

Os interessados precisam informar nome completo, CPF, data de nascimento, telefone e criar uma senha. Após o login, a página inicial mostrará um link para o site da Serasa, responsável por informar a situação do CPF.

No aplicativo, você também terá acesso ao Serasa Score, sistema de pontuação que indica para os bancos se o usuário é bom pagador ou oferece risco de inadimplência, ou seja, de criar dívidas.

O Score é utilizado em casos de pedidos de empréstimos, por exemplo, e funciona como uma espécie de reputação que pode ser melhorada, caso a pessoa quite as pendências.

Guia Bolso

O GuiaBolso é uma plataforma de controle financeiro que possui uma função chamada Radar de CPF, que mostra se o usuário está com nome limpo ou não, de acordo com os registros da Boa Vista SCPC.

Para acessar o recurso, não é preciso informar dados bancários: basta preencher o número do CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe, além de registrar uma conta grátis no Guia Bolso.

O serviço também mostra as últimas buscas pelo seu CPF realizadas por instituições financeiras, durante consultas de crédito. Esse recurso pode ser útil para o contribuinte, que passa saber o interesse dos órgãos sobre o seu perfil.

Pessoa Física

O Pessoa Física é um aplicativo da Receita Federal que permite verificar a situação de um CPF junto à União, para descobrir se existe alguma pendência. A consulta pode ser feita a partir do CPF e da data de nascimento.

Uma ficha com o resultado indicará se o usuário está com situação regular ou não. Caso esteja irregular, o contribuinte deve comparecer a um posto de atendimento da Receita para organizar as pendências.

O software também oferece outras funções, como informações sobre a restituição da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), consultas ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e uma lista com as unidades da Receita Federal do Brasil distribuídas no território nacional.

Fonte: Techtudo

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger