Aos amantes do teatro: companhia goiana se apresenta nesta quinta em Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/05/2016 - 07:05 - Atualizada em: 04/05/2016 - 09:00

A Cia de teatro Nu Escuro, de Goiânia (GO), estará em Santa Catarina entre os dias 5 e 10 de maio para apresentar a peça Pitoresca – a mais recente montagem do grupo, dirigida por Hélio Froés.

Em curtíssima temporada, a turnê começa em Jaraguá do Sul, nesta quinta-feira, dia 5, e passa por mais três cidades catarinenses. A apresentação é gratuita e acontece no Sesc Jaraguá do Sul, às 20h.

A peça integra a trilogia “Goyaz”, um trabalho de investigação cênica que tem como objetivo apresentar de forma crítica e poética a formação do Estado de Goiás. A peça é a terceira obra da trilogia, que conta com “Plural“ (2012) e “Gato Negro“ (2013).

Sinopse

A montagem traz a história de uma índia velha e grávida que observa a história do Brasil há mais de 400 anos, período no qual ela presenciou a formação das identidades brasileiras. O texto da peça tem como alicerce relatos de cientistas e artistas europeus, a autobiografia de um escravo africano e diários de viagens de aventureiros que passaram pelo Brasil. Neste caleidoscópio de histórias, do período entre os séculos XV e XIX, estão visões do alvorecer da globalização e que norteiam às contradições do mundo moderno.

Foto Layza Vasconcelos

Entre os relatos e diários estão os de personagens como Pero Vaz de Caminha, Langsdorff, John Emmanuel Pohl, Gardo Baquaqua, Gobineau, Francis Castelnau, Hans Staden, Maria Graham, das iconografias e relatos elaborados por artistas e cientistas de expedições, como Rugendas, Taunay, Florence, Debret, Frans Post, Albert Eckhout e dos “Relatórios de Província” que o Governo de Goiás encaminhava ao império.

Cia de teatro Nu Escuro

A Cia de teatro Nu Escuro, de Goiânia, Goiás, é um grupo de atores/ encenadores que trabalham juntos desde 1996. Desenvolve estética própria e tem suas vertentes na investigação da dramaturgia, na música executada ao vivo, pelo próprio elenco, e na poética do teatro de animação.

Com o projeto O Iconógrafo, patrocinado pela Petrobras, a Cia. de teatro Nu Escuro realizou oficinas, seminários e apresentações a fim de aprimorar técnicas e propostas conceituais e estéticas para a montagem de Pitoresca. E agora, em 2016, a peça realizará turnê de 40 apresentações pelo Brasil.

No ano de 2013, a Cia Nu Escuro foi contemplada com o patrocínio Petrobras de manutenção de grupo (2014-2016).

Fotos: Layza Vasconcelos