Ano bissexto: o que você precisa saber sobre 2024

Foto: Freepik

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

18/03/2024 - 10:03 - Atualizada em: 18/03/2024 - 10:28

O ano de 2024 é bissexto, o que significa que terá um dia a mais do que os anos comuns. Esse acréscimo ocorre para ajustar o calendário civil ao movimento real da Terra em torno do Sol. Nestes anos específicos, é adicionado um dia extra no mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias em vez dos habituais 28. Em termos práticos, o dia adicional em um ano bissexto tem implicações culturais, econômicas e até astrológicas. Inclusive, os nascimentos no dia 29 de fevereiro, que só ocorrem de quatro em quatro anos, são um fenômeno que desperta curiosidade e gera especulações, especialmente no contexto da astrologia.

Enquanto alguns “místicos” afirmam que o fato de nascer em um ano bissexto pode influenciar a personalidade de uma pessoa, outros argumentam que a data exata de nascimento é o fator determinante. A singularidade do dia 29 de fevereiro

Pela ótica astrológica, a hora e o local do nascimento são elementos essenciais para a elaboração do mapa astral de uma pessoa. Portanto, mesmo que o ano bissexto em si não tenha, diretamente, um efeito direto sobre a personalidade, a data exata de nascimento ainda é fundamental para a análise individual.

“Na astrologia, o ano bissexto em si não tem um efeito direto sobre a personalidade, pois o que importa é a posição exata dos planetas e signos no momento do nascimento. Sendo assim, as pessoas nascidas em 29 de fevereiro vão apresentar características únicas em seu mapa astral como qualquer outra pessoa, mesmo com essa data rara”, explica Giovana Guarnieri, do Astrolink, site especializado no tema.

Para aqueles nascidos em 29 de fevereiro, a interpretação do mapa astral pode permanecer aberta a subjetividades. Contudo, conforme explicado pela plataforma, normalmente, há prevalência pelas características do signo de Peixes (19 de fevereiro a 20 de março).

A sensibilidade, a empatia e a imaginação são atributos marcantes. Essas pessoas tendem a ser altamente receptivas às emoções alheias, possuindo uma habilidade natural para se conectar e compreender profundamente aqueles ao seu redor. No entanto, essa sensibilidade intensa pode tornar os piscianos mais suscetíveis às influências negativas do ambiente ou das com quem convivem. Quem nasce em 29 de fevereiro só faz aniversário a cada quatro anos?

Não. As pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro, nos anos não bissextos, podem optar por celebrar no último dia de fevereiro, 28, ou em 1º de março. A escolha é exclusiva de cada indivíduo.

Como aproveitar a energia do mês de fevereiro?

O mês de fevereiro de 2024 é marcado por um agrupamento significativo de planetas no signo de Aquário, trazendo consigo conjunções notáveis com Plutão. Essa configuração astrológica promete ser um ponto de virada crucial, propício para a inauguração de novos caminhos e direcionamentos em várias esferas da vida.

Também haverá a entrada de Mercúrio, Marte e Vênus neste signo nos dias 05, 13 e 16, respectivamente. Será um período propenso a transformações e reviravoltas que têm o potencial de redefinir parte do cenário global através de mudanças abruptas.

Essa conjuntura levanta duas questões: em um nível psicológico, essa influência pode desencadear uma intensificação as ações, sendo possível se tornar mais propenso a agir de maneira controladora e obstinada, exercendo o poder pessoal de forma incisiva ou autoritária, algo que demanda reflexão para evitar problemas. Por outro lado, também é possível encontrar o lado receptivo dessa força, em resposta a determinadas situações.

O equilíbrio estará na reflexão sobre os sentimentos mais aflorados, o que pode de fato ser realizado no momento e qual a melhor forma possível.

Plutão também tem o poder de desnudar nosso ego, trazendo desafios para encarar o mais sombrio, aquele que muitas vezes tentamos esconder. Nesse contexto, consciência e autoconhecimento são fundamentais para lidar com esse período desafiador.