Aniversário: jaraguaense Alida Grubba comemora 113 anos neste domingo

Por: Elissandro Sutil

08/07/2016 - 09:07 - Atualizada em: 14/08/2019 - 16:04

Nem parece que o velho casarão verde que fica na Rua Epitácio Pessoa, em Jaraguá do Sul, tem dois anos a menos do que a sua mais antiga moradora. É lá, na casa que foi construída em 1905 pelo pai, que vive a mulher mais idosa do Brasil.

Nascida no dia 10 de julho de 1903, Alida Victoria Grubba Rudge completa neste domingo (10), o seu 113º aniversário. Apesar de as pernas não ajudarem mais – devido a uma artrose no joelho -, a saúde é de ferro e, para manter a mente ativa, ela dedica suas tardes aos jogos de baralho, à televisão e à leitura. É assim, mantendo essa rotina que continua com as histórias da longa vida guardadas na memória. “Não me sinto velha, estou muito bem, obrigada!”, comenta com um leve sorriso.

casarao

Foto do velho casarão onde mora a dona Alida Grubba. A construção centenária fica na Rua Epitácio Pessoa com a Ponte Maria Moser Grubba. (Foto: Gabriela Bubniak)

Em julho de 2015, ela foi reconhecida como a mais velha do Brasil, pelo Grupo de Pesquisa em Gerontologia, ou Gerontology Research Group (GRG), em inglês. Para receber esse título, foi necessário juntar uma série de documentos, e quem os reuniu foi a cuidadora Darci Holtz, de 66 anos. Ela conta que reportagens sobre o aniversário de 112 anos de Alida chamaram a atenção do instituto, que entrou em contato com a família. “Pediram a certidão de casamento, nascimento e a cópia da identidade dela”, conta. Em menos de um mês o resultado saiu.

O Instituto atualiza a lista de centenário pelo mundo mensalmente e hoje Alida ocupa a 18ª colocação dos mais idosos do mundo. “Ela é a mais idosa registrada, e essa lista vai sendo atualizada constantemente, principalmente se acontece de algum deles falecerem”, explica Darci.

Recorte da lista feito no dia 8 de julho de 2016

Recorte da lista feito no dia 8 de julho de 2016

O dia a dia da centenária

Para ajudar no dia a dia, Alida conta com a cuidadora Darci Holtz, 66, que está com ela há quase 20 anos. Darci dedica-se a tomar conta da casa e das necessidades e vontades de Álida. “Ela é muito vaidosa, o cabelo tem sempre que estar penteado e bem vestida. Come de tudo, menos feijão, é a única comida que não gosta”, conta Darci.

Atualmente, mais duas pessoas tomam conta da idosa de 112 anos e revezam os cuidados nos finais de semana. “Quando comecei a cuidar da Dona Alida, ela tinha 95 anos. Ainda ia para o salão de beleza com sua motocicleta a bateria e andava por todos os lugares. Desde que parou de andar, por causa do tombo, tudo ficou mais complicado”, relata a cuidadora.

Um dos prazeres de Alida é lembrar dos tempos de juventude, quando passava os verões pescando e banhando-se no Rio Itapocu. Quando solteira, adorava ir ao cinema e aos bailes da região com os pais. “O salão chegava a tremer com as músicas. Quando o baile começava a ficar bom meus pais diziam ‘vamos para casa’, mas eu não podia falar ‘ah, pai, fica um pouco mais’, porque ele era rígido”, lembra, entre risos.

Veja o vídeo com uma parte da entrevista que fiz com ela, este ano, para uma reportagem da faculdade de jornalismo:

Aos olhos de alguém que vive há mais de cem anos, a cidade de Jaraguá do Sul mudou muito. “No começo não tinha quase nada na cidade. Agora cresceu muito e a gente vê muitos carros na rua e mais pessoas”, comenta a idosa.

Família e trajetória

Alida é a segunda filha entre sete irmãos e a única que está viva. O pai Bernhardt “Bernardo” Grubba era alemão e veio da região da Prússia, aos 17 anos, para morar nas proximidades de Pomerode. Casou-se com Maria Elisabetta Moser, nascida em Blumenau, filha de um imigrante tirolês de língua italiana, que hoje dá o nome à ponte que faz esquina com o velho casarão.

Veja no mapa onde fica a ponte Maria Moser Grubba:

mapa ponte maria moser grubba

Foi o pai Bernardo que, em 1905, construiu a casa onde ela cresceu e ainda vive. “O meu bisavó veio para o Brasil aposentado da guerra de 1970, na Alemanha, e casou pela primeira vez com uma prussiana. Ela ficou grávida e, um dia enquanto ela costurava morreu atingida por um raio”, relembra.

A centenária jaraguaense foi casada com Manoel Rudge Filho, falecido há 74 anos, com quem teve seu único filho, Adhemar Rudge, que hoje tem 89 anos. Ela tem dois netos e dois bisnetos que moram em São Paulo, mas que nunca deixam de visitar a avó.

Fotos e imagens: Gabriela Bubniak e Thiago Lehmann