Animação marca reencontro dos idosos na Colônia de Férias em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

15/03/2022 - 15:03 - Atualizada em: 15/03/2022 - 15:59

Nem o tempo chuvoso da manhã desta terça-feira (15) desanimou os mais de 120 idosos que compareceram ao primeiro dia da Colônia de Férias da Terceira Idade no Parque Malwee promovida pelo Centro de Convivência da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul.

Logo após descerem dos ônibus que os levaram ao local, a maioria dos participantes tratou de fazer uma caminhada ao redor do lago do Parque para depois serem recebidos no espaço de eventos, ao lado da pista de bicicross, com uma animada aula de ginástica embalada a música típica além de lanche a base de frutas. Teve ainda quem optou por jogos de mesa como dominó e baralho.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul / Divulgação

Depois de dois anos sem que o Centro de Convivência promovesse atividades presenciais por conta da pandemia da covid-19, o sentimento de reencontro era evidente entre os presentes.

As amigas Adelaide Fontana, 77 anos, e Darci Volkmann, 67 anos, que o digam. Pouco antes do início da ginástica as duas dançavam faceiras.

“É muito bom se divertir um pouco. Estava precisando. Foi muito triste ficar em casa, principalmente a gente que sempre participava das atividades”, comentou Adelaide, residente do bairro Vila Nova. “Fiquei até deprimida e rezo para as coisas estarem voltando ao normal agora. Até para a gente rever os amigos”, emendou Darci, que mora no Centro.

Outro que não via a hora de voltar a confraternizar era Luiz Carlos Ersching, 72 anos.

“Sempre participava das aulas de ginástica e durante o isolamento como não dava para vir aqui (Centro de Convivência) saia para andar um pouco de bicicleta e fiz a pé algumas vezes a subida das capelinhas do Molha”, relembrou o também morador da Vila Nova.

Gelásio Campestrini, 70 anos, elogiou a iniciativa do retorno das atividades promovidas pelo Centro de Convivência como a colônia de férias.

“É muito bom principalmente para a saúde. Esperamos ver cada vez mais pessoas aqui com a gente”, emendou.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do sul/ Divulgação

Retomada – Presente à abertura da Colônia de Férias dos Idosos, o secretário de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, André de Carvalho Ferreira, também se mostrou satisfeito com a retomada dos trabalhos presenciais junto ao público da Terceira Idade.

“Esta retomada tem um significado muito importante. É o significado de vitória mesmo diante de toda essa pandemia que estamos vivenciando”.

O secretário lembrou ainda que esta é a primeira de três colônias previstas para este mês sendo as duas próximas nos dias 22 e 29.

“Lembramos ainda que a partir da segunda quinzena de abril voltam as atividades regulares no próprio Centro de Convivência. Nosso objetivo é propiciar o convívio social para eles, por meio de práticas desportivas, entre outras, demonstrando que estamos aqui como Prefeitura para trazer momentos bastante felizes e importantes para nossos idosos. E o fato deles saírem de casa mesmo com chuva demonstra o carinho deles tem como nossa equipe de profissionais e que estão felizes com esta retomada.”

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/Divulgação

Já a coordenadora do Centro de Convivência, Hildegard Boshammer, explica que ainda há vagas para a continuidade da Colônia nos dias 22 e 29 que devem ocorrer no Parque da Inovação e na Arena Jaraguá.

Para se inscrever os interessados devem se dirigir ao próprio Centro de Convivência (antigo Pavilhão C do Parque Municipal de Eventos) no horário das 7h30 às 16h30 de posse da carteirinha de Saúde com o esquema vacinal completo contra Covid 19.

Em caso de chuva a Colônia do dia 22, prevista para o Parque da Inovação, voltará a ocorrer no Parque Malwee.