Filme de realidade virtual escrito por jaraguaense ganha prêmio internacional

Foto Reprodução

Por: Elissandro Sutil

10/09/2019 - 14:09 - Atualizada em: 11/09/2019 - 13:46

A Linha“, animação coescrita pelo jaraguaense Carlos Reichel, foi premiada como a “Melhor experiência imersiva em realidade virtual para conteúdo interativo” no Festival de Cinema de Veneza, um dos mais prestigiados do mundo.

A obra é narrada em inglês pelo ator Rodrigo Santoro e dirigida pelo roteirista Rodrigo Laganaro. Por aqui, Reichel já participou da produção de filmes e documentários como “Garoto VHS”, “Vale Tombado” e “Jaraguá 2026”.

O prêmio conquistado em Veneza com “A Linha” foi o primeiro do Brasil nesta categoria. O jaraguaense, que mora em São Paulo, conta que entrou no projeto em janeiro para auxiliar no roteiro da animação, que seria contada em uma maquete.

Ricardo Laganaro, roteirista da obra, recebendo o prêmio | Foto Divulgação

“Não é um filme e nem um jogo, tá no meio do caminho. Não é como no cinema que sentamos e assistimos, é uma experiência imersiva. A pessoa interage com a história, mas não muda seu destino. Tem uma espécie de jogo dentro dela”, explica Reichel.

Como era freelancer da startup Arvore, responsável por produzir a obra, Reichel acabou não indo na premiação, mas acompanhou ao vivo.

“Estávamos confiantes no projeto, já tinha um burburinho por lá sobre o trabalho. Agora, conseguimos solidificar nosso nome no festival e aumentar a relevância da obra”, destaca o roteirista.

Jaraguaense está produzindo uma série para a Globosat | Foto Divulgação

Na experiência de 13 minutos, o público pode acompanhar Rosa e Pedro, dois bonecos de maquete lidando com a rotina de São Paulo na década de 1940.

Através da movimentação do corpo, a animação conduz o usuário aos altos e baixos da história de amor dos dois personagens.

“É algo que acontece no cotidiano, esse medo de mudar, é difícil. A história é bonita, inspiradora e nos deixa mais leves”, comenta.

Agora, Reichel se dedica à criação do roteiro de uma série de comédia para o canal Gloob, da Globosat, chamada Bugados. A previsão é que a obra estreie em outubro.

Assista ao trailer de “A linha”

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger