Alunos de universidade criam o Museu de Memes; conheça a história e a origem dos virais da internet

Por: Elissandro Sutil

22/03/2017 - 10:03 - Atualizada em: 22/03/2017 - 10:56

Sim, é isso mesmo que você leu, tem um montão de memes arquivados em um só lugar. Alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) criaram o #MUSEUdeMEMES, como é chamado, que agora é definido como “o maior acervo de memes brasileiros do país” e é tudo digital.

Mas não é simplesmente um site para “arquivar” memes, mas um lugar para saber mais a fundo o que significa, de onde surgiu e como repercutiu. É mole?

Além disso, o site traz entrevistas reais com pessoas ligadas, seja voluntária ou involuntariamente, ao universo dos memes, como o ex-candidato à presidência Eduardo Jorge, e até exposições temáticas, como a relativa ao período das Olimpíadas.

ej-feat-Screenshot-at-abr-21-16-51-26

A iniciativa é composta por alunos da graduação em Estudos de Mídia e professores do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, além de alunos da pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Os memes presentes no site vão desde os mais bem-humorados, como o conhecido “Senhora?” ou o “John Travolta Confuso”, até os mais sérios, com temas que retratam casos de machismo e assédio. Explicações sobre a origem do meme, o motivo de ter sido amplamente difundido e a data de sua criação estão entre as informações presentes.

Clique aqui e conheça o Museu de Memes.

Fonte: Estadão