Em edição publicada em março de 1950, o OCP faz alusão à revista infantil Sesinho. Segundo o jornal, o gibi possuía conteúdo educativo e de recreação, ideal para oferecer à criançada. O Sesinho foi uma revista que circulou nos anos 50, sendo a primeira edição de dezembro de 1947 e a última de setembro de 1960. Dia 8
  • Hoje é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A ideia de criar a data surgiu no final do século 19 e início do século 20, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito do voto. No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de março, foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.
Nos anos 20, pouco menos de 300 eleitores No início do século, a pequena Jaraguá do Sul já se mobilizava para participar das eleições para escolha de um senador e quatro deputados para a alta câmara. Segundo nota publicada em 1921, havia necessidade do comparecimento de todos os eleitores para votarem: “pois é sabido que, quanto mais eleitores tem um distrito ou município, mais força tem entre os poderes públicos superiores”. O texto do OCP ressaltava ainda que um município que não tem eleitores nada pode pedir. Era esperado um número de aproximadamente 250 votos de Jaraguá do Sul, já que o distrito contava com 284 eleitores.