Almanaque | Os pioneiros do Enduro em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

19/12/2017 - 19:12

Nas fotos publicadas por Paulo Sporrer nas redes sociais, os pioneiros do Enduro em Jaraguá do Sul. As imagens são da década de 1980 e mostram um grupo trafegando pela rua Reinoldo Rau (proximidades do trilho, em direção à rua Coronel Procópio Gomes).

Foto Arquivo

Foto mostra a ‘dureza’ das provas.

Foto Arquivo

Granja avícola em Schroeder

Nas redes sociais, Osnildo Konell recorda as instalações da Granja Avícola Barão Ltda. Conforme comentário de Verno Jurck, a granja funcionou nas décadas de 1980 e 1990, produzindo ovos e galinhas poedeiras. O estabelecimento pertencia a Vilmar e Nelci Engelmann e situava-se na rua Barão do Rio Branco.

Foto Arquivo

Dia 19

• Em 1843, A Christmas Carol, um livro da autoria de Charles Dickens, é publicado pela primeira vez. Com várias traduções em português, sendo uma delas Um Conto de Natal, o livro foi escrito em menos de um mês originalmente para pagar dívidas, mas tornou-se um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos e uma das mais célebres obras de Dickens. O autor descreveu-o como o seu “livrinho de Natal”, e a obra contou com ilustrações de John Leech. A história transformou-se instantaneamente num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias apenas numa semana.

 

Você sabia? 

• Na década de 1920, a ligação férrea com Joinville e o porto de São Francisco favorecia o escoamento dos excedentes da produção agrícola e o fluxo de pessoas no comércio jaraguaense. Nesta época, Jaraguá do Sul já usufruía das vantagens do uso da energia elétrica em alguns pontos de seu território.