Almanaque | Max Wilhelm é considerada a fábrica de refrigerantes mais antiga do Brasil

Por: Elissandro Sutil

29/12/2017 - 12:12 - Atualizada em: 29/12/2017 - 14:38

Nas redes sociais, mais precisamente no grupo Antigamente em Jaraguá do Sul, Fabio Krawulski Nunes compartilhou uma curiosidade: dois rótulos de garrafas da indústria de bebidas Max Wilhelm estão à venda na internet. O primeiro rótulo mostra um refresco sabor Gengibre e estima-se que seja da década de 40. Já o segundo, do suco de laranja, deve ser de 1950. Fundada em 1925 em Jaraguá do Sul pelo empresário Max Wilhelm, hoje instalada em Blumenau, a Max Wilhelm é considerada a fábrica de refrigerantes mais antiga do Brasil.
Você sabia? 
• Dois jaraguaenses participaram da tradicional prova de São Silvestre, que ocorre em São Paulo sempre no dia 31 de dezembro, e o fato ganhou as páginas do O Correio do Povo. Em 1977, o jornal anunciou a participação de Waldir Giese, na prova popular, no percurso que, na época, tinha 8,9 mil quilômetros. Já José Augusto Caglioni, expoente do atletismo na região, vestiu a camisa do Clube Atlético Baependi. Naquela época, a prova iniciava por volta das 23h30 para que os primeiros atletas cruzassem a linha de chegada já na primeira hora do primeiro dia do ano seguinte.
Dia 29 
• Em 1992, Fernando Collor de Melo, primeiro presidente eleito por voto direto do povo após o Regime Militar, renunciou à presidência. Ele fez isso horas antes de ser condenado pelo Senado por crime de responsabilidade, perdendo os direitos políticos por oito anos. Collor foi o presidente mais jovem da história do país, eleito aos 40 anos, e também o primeiro deposto por um processo de impeachment. Seu vice, Itamar Franco, assumiu seu posto.