Almanaque | Marcenaria de Theobaldo Hagedorn começou na década de 50 na Estrada Nova

Por: Elissandro Sutil

05/01/2018 - 16:01 - Atualizada em: 05/01/2018 - 16:13

 

Registros guardados com muito carinho e compartilhados na internet por Loreno Luiz Zatelli Hagedorn mostram a marcenaria de Theobaldo Hagedorn.

Marcenaria de Theobaldo Hagedorn | Foto Arquivo Pessoal

Segundo relatos dele, a marcenaria existiu, oficialmente, de 1955 a 1995, na Estrada Nova – hoje rua Venâncio da Silva Porto. De maneira informal, ela continuou sendo administrada pelo proprietário até a sua morte, em 2004. Os relatos indicam ainda que o negócio iniciou como “Marcenaria de Theobaldo Hagedorn” e na década de 70 passou a se chamar “Móveis Itaipu Ltda”.

As fotos mostram a construção da marcenaria, uma antiga máquina serra-fita utilizada na construção dos móveis e um armário construído ao lado de Reinoldt Schmidt, parceiro de trabalho.

Negócio iniciou como “Marcenaria de Theobaldo Hagedorn” e na década de 70 passou a se chamar “Móveis Itaipu Ltda” | Foto Arquivo Pessoal  

Você sabia?

• Em 1956, era comum ver nas páginas de “O Correio do Povo” anúncios de proprietários comunicando a proibição da entrada em seu terreno e deixando claro que o autor do anúncio “não se responsabiliza pelo que possa acontecer aos infratores da presente proibição.”.

Dia 5

• O compositor Humberto Cavalcanti Teixeira nasceu neste dia, no ano de 1915, em Iguatu, no Ceará. Ficou nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e junto dele compôs Asa Branca, em 1947. Por três anos consecutivos, ele foi eleito o melhor compositor do Brasil. Além de exímio artista, ele atuou como advogado, também foi deputado federal e fundador e Presidente da Academia Brasileira de Música Popular. Teixeira morreu aos 64 anos, em 3 de outubro de 1979.