Almanaque | Fotografia mostra como era a rua Procópio Gomes há seis décadas

Por: Elissandro Sutil

29/11/2017 - 10:11 - Atualizada em: 29/11/2017 - 11:23

A fotografia de uma das principais ruas de Jaraguá do Sul, a rua Coronel Procópio Gomes, sentido Centro/bairro, em 1960, mostra uma paisagem bem natural e com poucas residências. Hoje, o cenário deixa claro que a expansão também ocorreu de maneira vertical, com as casas subindo o morro e dando origem ao bairro Boa Vista. Felizmente, Jaraguá do Sul ainda conta com o verde colorindo boa parte da cidade.

Paisagem atual da rua Coronel Procópio Gomes vista no sentido Centro-bairro | Foto Eduardo Montecino/OCP

Você sabia?

• O OCP publicou em sua edição de 29 de novembro de 1956 a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado, de projeto de autoria do deputado Romeu Sebastião Neves, regulando a aposentadoria de funcionários públicos estaduais após 25 anos de serviço, se tiverem exercido, pelo menos durante dez anos, serviços que expõem a vida e saúde.

Dia 29 

• Hoje é Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher. Escritoras, professoras, políticas e trabalhadoras fazem parte de um grupo capaz de inspirar importantes transformações que impactaram na vida das mulheres de hoje. Defensores dos direitos das mulheres geralmente “desafiam valores e práticas tradicionais religiosas e culturais, que subordinam, estigmatizam ou restringem as mulheres” quando assumem seus direitos sexuais e de gê- nero, afirmou Eleanor Openshaw, do International Service for Human Rights.