Almanaque | Família de Leopoldo Janssen em frente à casa na rua Emilio Carlos Jourdan

Por: Elissandro Sutil

03/01/2018 - 10:01 - Atualizada em: 03/01/2018 - 10:32

Registro de quando Jaraguá do Sul ainda fazia parte do distrito de Joinville. A foto mostra a família de Leopoldo Janssen, intendente distrital da época, em frente à casa na rua Emilio Carlos Jourdan.

A lembrança foi compartilhada por Marcelo Schmidt Roberti, que diz ter extraído de uma edição antiga do jornal O Correio do Povo. De acordo com relatos do historiador Ademir Pfiffer, a placa pendurada no imóvel indicava que o local também servia como sede da intendência de Jaraguá, entre os anos de 1920 a 1924.

“Isso acontecia pelo fato da Superintendência de Joinville não disponibilizar de um prédio público para tal finalidade. Assim, o intendente distrital colocava a sua residência para abrigar a repartição pública municipalista, com despesas por sua conta”, escreveu no mesmo grupo.

Dia 3 

• Neste dia, em 1969, nascia o alemão Michael Schumacher, que cravou seu nome na história da Fórmula 1. O alemão é dono de diversos recordes, atuou em 19 temporadas na principal categoria do esporte a motor, conquistando sete títulos e 91 vitórias. Ele anunciou a aposentadoria em 2012, aos 43 anos, e em 29 de dezembro de 2013, se envolveu em um grave acidente enquanto esquiava na estação de Meribel nos Alpes Franceses. O ex-piloto bateu a cabeça numa pedra mesmo estando de capacete e entrou em coma. Passados quatro anos do acidente, não há informações do real estado da saúde dele.

Você sabia? 

• A primeira edição de O Correio do Povo de janeiro de 1974 noticiava o lançamento do livro “O primeiro livro do Jaraguá”, de autoria de Frei Aurélio Stulzer. A obra relatou a história e o desenvolvimento da cidade até então, religião e trouxe também mapas e uma bibliografia de Emílio Carlos Jourdan.