Almanaque | Boi na pista

Por: Elissandro Sutil

10/04/2018 - 15:04

O OCP destacava a precariedade no transporte de gado via trem há 70 anos. Nota publicada em 1948 chamava atenção para a maneira insegura com a qual os animais eram conduzidos pelas vias públicas após desembarcarem em Jaraguá.

Conforme o jornal, em uma semana dois colonos foram parar no hospital após serem atropelados pelos bois. Além disso, os animais desembarcados doentes ou machucados eram abandonados pelas estradas ou vendidos para açougueiros inescrupulosos, representando perigo à saúde da população.

Na foto, cuja data e autor são desconhecidos, o trem descarrega o gado na Estação de São Francisco do Sul e dá uma ideia de como os bois se espalhavam pelas vias.

Dia 10

  • Em 1912, o Titanic deixa o porto de Southampton, Inglaterra, em sua primeira e única viagem. Pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, o Titanic gerou lendas de que era supostamente “inafundável”. A embarcação partiu em sua viagem inaugural para Nova Iorque e colidiu com um iceberg às 23h40 do dia 14 de abril, afundando na madrugada do dia seguinte com mais de 1.500 pessoas a bordo. Este foi um dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história.

Um golpe antigo

Nota dada pelo OCP em 1949 | Foto Arquivo/OCP

Em 1949, o golpe da cédula falsa já era aplicado no comércio. De acordo com a nota do OCP, alguém teria passado a uma casa comercial da cidade uma nota de Cr$ 500,00 que, na verdade, valia Cr$ 100,00. Chama atenção a maneira “artesanal” do golpe: o número 5 teria sido recortado de uma cédula e colado na outra.