Em edição de 19 de março de 1950, o OCP presta homenagem ao Padre Alberto Jakobs (originalmente escrito com “k”), pelo seu aniversário. A nota destaca que o digno sacerdote tem sido incansável nos seus atos caridosos, sua vida de pastor e seu espírito progressista. “Aí estão os colégios, hospital e o Salão Cristo Rei, obras devidas ao seu trabalho”, diz o texto.
Nascido na Alemanha, o padre veio para o Brasil ainda estudante, em 30 de novembro de 1923. Conforme dados históricos, foi ordenado sacerdote em maio de 1926, em Taubaté (SP). Chegou em Jaraguá do Sul como padre coadjutor em 1928 e foi elevado a pároco da Paróquia São Sebastião em 1934, até fevereiro de 1954.
Esteve nesta Paróquia por 25 anos, dos quais 20 anos como pároco. Entre suas obras, as de maior destaque são: reforma e reaparelhamento do Hospital São José; construção da nova Casa Paroquial; edificação do salão paroquial Cristo Rei; favoreceu o desdobramento da antiga Escola Paroquial em dois estabelecimentos: para meninos e para meninas; dirigiu as obras da construção do Grupo Escolar Divina Providência, destinado às meninas.
Saúde dos rins
Os rins estão literalmente “de boa na lagoa” nesta propaganda de 1950, publicada no OCP. A Bayer anunciava o Helmitol, prometendo limpar os órgãos e atenuar as dores.

Foto: Arquivo/OCP