Alemanha oferece bolsas de estudo para curso de alemão no país

Por: Elissandro Sutil

26/07/2016 - 11:07 - Atualizada em: 26/07/2016 - 11:19

O DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, está com inscrições abertas para o programa Winterkurs, em que os estudantes realizam de quatro a seis semanas de aulas de língua e cultura alemã na Alemanha. O prazo de candidatura termina no dia 15 de agosto.

O Winterkurs é realizado em parceria com universidades alemãs, como Düsseldorf, Berlim e Freiburg, e destina-se, preferencialmente (mas não exclusivamente), a estudantes que pretendam realizar uma pós-graduação na Alemanha. As aulas vão do início de janeiro de 2017 até a metade de fevereiro.

Além do aperfeiçoamento da língua, o objetivo do curso é oferecer aos alunos conhecimentos da cultura e da sociedade alemã. De manhã, os estudantes têm aulas de alemão e à tarde seminários, palestras e passeios culturais opcionais, como visitas a teatros e museus.

Bolsas de estudo – Os selecionados receberão 2.850 euros para arcar com os custos de passagem aérea, alojamento, alimentação e taxas do curso. O seguro de saúde será custeado pelo DAAD. Apesar de a bolsa ser suficiente para a maioria das despesas, recomenda-se que o bolsista leve de 500 e 800 euros adicionais para seus gastos pessoais e com passeios.

Qualquer estudante que esteja vinculado a uma universidade brasileira e apresente bom rendimento acadêmico (notas acima de 8) pode se inscrever. São aceitos alunos desde a graduação até o doutorado. Além disso, é preciso realizar o teste online OnDaF, que verifica o nível de domínio do alemão. A nota mínima exigida é B1, que corresponde ao intermediário. Não há limite de idade.

Processo seletivo – Para participar, é preciso enviar o formulário de inscrição em duas vias, currículo, carta de motivação em alemão ou inglês (máximo de 600 palavras), carta de recomendação de um professor de sua faculdade, comprovante de matrícula no ano de 2016, histórico escolar com média das notas e certificado do teste OnDaf.

Confira todos os detalhes e faça sua inscrição aqui!

Fonte: Estudar Fora