Alemães invadem o centro de Florianópolis

Por: Ewaldo Willerding Neto

07/04/2018 - 13:04 - Atualizada em: 09/04/2018 - 23:01

A Fanfarezung Tamm deu um toque germânico ao sábado de Florianópolis. A tradicional associação musical desfilou com as cores amarela, vermelha e preta pelas principais ruas do centro da Capital, encerrando um roteiro que começou no Rio de Janeiro e passou por Foz do Iguaçu, Canoinhas, Pomerode e Blumenau.

O desfile teve início em frente à Catedral, seguiu pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt, Deodoro, passou pelo setor norte do Mercado Público, em frente às peixarias, e encerrou-se no Largo da Alfândega com o aplauso de moradores e turistas que curtiam a manhã de sol e calor em Florianópolis.

Criado em 1975 na cidade de Tamm, do estado de Baden-Württemberg ao sudoeste da Alemanha , o grupo mantém a tradição de sons raros com instrumentos típicos de fibra de argila que reproduzem o som de trombetas, associados a arranjos de sopro e percussão, acompanhados pela evolução de bandeiras, uniformes tradicionais e coreografias.

O grupo é consagrado na Alemanha e conhecido pela sua tradição e atuação em festividades locais. O reconhecimento também vem em forma de troféus. A equipe já venceu três vezes o prêmio alemão Sauerland, concurso nacional de fanfarra e evolução. E em 2016 e 2017 ficou em segundo lugar.

No desfile em Florianópolis, a Fanfarezung Tamm não escapou do tradicional humor ilhéu. “Até parece a Copa Lord”, largou um manezinho, fazendo referências às cores amarelo e vermelho da escola de samba de Florianópolis, atual campeã do carnaval da cidade.

Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=XyL8eYyV0AQ&feature=youtu.be