Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Além do mar: 5 opções de passeios fora da praia no Litoral Norte de SC

Chegar ao Pico da Pedra, em Camboriú, exige uma caminhada forte, mas a vista é deslumbrante | Foto: Prefeitura de Camboriú/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

05/02/2025 - 10:02 - Atualizada em: 05/02/2025 - 10:52

O Litoral Norte de Santa Catarina é amplamente conhecido por suas praias paradisíacas, mas a região também guarda verdadeiros tesouros naturais, como trilhas bem demarcadas, além de parques de diversões, para quem busca alternativas ao turismo litorâneo. Confiras as opções.

Parque do Atalaia – Itajaí

Foto: Marcos Porto/Secom/ Itajaí

Revitalizado em 2023, o Parque Natural Municipal do Atalaia, em Itajaí, ficou mais acessível, com decks, playgrounds e muitas belezas naturais. São diversas trilhas com guias, com destaque para a das Cotias, de 460 metros, lagoas com peixes, córregos, mirantes e até área de camping.

Como chegar – A entrada no Parque Natural Municipal do Atalaia fica na rua Lila Heusi, no bairro Fazenda. A rota é sinalizada com placas guiando até o destino. Uma das opções de rota é via Avenida Osvaldo Reis, no sentido Praia Brava. Do lado esquerdo, em frente à Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, há uma placa indicando a rua de acesso ao parque,

Pico da Pedra – Camboriú

Foto: Prefeitura de Camboriú/Divulgação

O Pico da Pedra, em Camboriú, tem um caminho bem demarcado, mas com muita subida, que exige bom preparo físico. A vista do alto do morro é recuperadora. O pico tem uma paisagem maravilhosa de Balneário Camboriú e até mesmo de Itapema.

Como chegar – Existem três acessos abertos para subir o Pico da Pedra, o principal pelo bairro Congonhas (pelo Sítio Brilho Verde) e outros 2 acessos pelo Bairro dos Macacos em Camboriú (esse ambos encontra-se sem sinalização). A trilha possui subidas íngremes por dentro da mata, com um trajeto muito bonito.

Beto Carrero World

Foto: Beto Carrero World/Divulgação

O Beto Carrero World tem tantas atrações que um dia só é pouco, principalmente durante a temporada, quando as filas são maiores. Mas se você não tem este tempo todo, escolha brinquedos como a área Aventura Radical, onde estão as montanhas russas Fire Whip, a Star Mountain e o elevador Big Tower; ou os do parquinho da Triplikland no caminho para o Madagascar Circus Show. Ou ainda, encare o Barco Pirata, da área Ilha dos Piratas. Dá também para terminar o dia assistindo ao Sonho do Cowboy. A diversão é certa.

Como chegar – O Beto Carrero está localizado na cidade de Penha. Para quem planeja chegar de avião ao Beto Carrero World, a melhor opção é o Aeroporto de Navegantes, a apenas 14 km do parque. Outra boa pedida é o Aeroporto de Florianópolis, com maior oferta de voos e a 130 km do Beto Carrero. De carro, o caminho é pela BR-101, tanto para quem vem do Norte ou do Sul. Ao chegar em Penha, siga as placas que é fácil de chegar.

Roda Gigante Big Wheel – BC

Foto Hildo Junior/FG Big Wheel

A FG Big Wheel, a roda gigante de Balneário Camboriú, tem 65 metros de diâmetro e está a 17 metros acima do nível do mar, somando a altura máxima de 82 metros. Localizada no extremo da Barra Norte, a atração conta com 36 cabines com capacidade máxima para seis pessoas cada. Todas elas são climatizadas e equipadas com câmeras de monitoramento e interfone de emergência. O passeio na roda gigante dura entre 15 e 21 minutos, dependendo do clima. Do alto, é possível ver o molhe da Barra Norte de Balneário Camboriú, toda a orla da cidade e os arranha-céus, gigantes, que dão à cidade o título de “Dubai brasileira”.

Como chegar – A FG Big Wheel está localizada na Barra Norte da Praia Central em Balneário Camboriú. Com fácil acesso, é possível chegar ao local de carro, táxi ou transporte público. Para quem prefere passear a pé, o deck do Pontal Norte é uma ótima opção que conecta a roda-gigante a outras atrações próximas.

Cachoeira dos Macacos – Camboriú

Foto: Prefeitura de Camboriú/Divulgação

A Cachoeira dos Macacos, ou Cachoeira Seca, é composta por várias quedas d’água, sendo a principal de 20 metros de altura, desaguando em lindas piscinas naturais. O lugar leva esse nome, pois, em alguns trechos, a água passa por debaixo da pedra e não é vista – um interessante aspecto geográfico. Tudo preservado por estar em uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural), então, você terá que pagar uma taxa para entrar.

Como chegar – Cachoeira dos Macacos, que está localizada na Estrada Geral dos Macacos, na Reserva Natural Alto dos Macacos. É uma Reserva Particular de Patrimônio Natural, são 300 hectares cercados por uma linda mata atlântica nativa, por isso o acesso é controlado e há cobrança de uma taxa. Fica 10 km do Centro de Camboriú, em direção ao Bairro Areias pela estrada Geral dos Macacos, a região é bem sinalizada.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.