Aldeia Piraí recebe sessão de cinema nesta sexta-feira

Por: Elissandro Sutil

23/02/2018 - 14:02 - Atualizada em: 23/02/2018 - 14:36

Vai rolar sessão de cinema na Aldeia Piraí nesta sexta-feira, 23. O evento faz parte da primeira oficina do projeto Nhandereko Nhemombe’u – em português “Jeito de Viver Guarani” –, criado pela jornalista Bárbara Elice e pelo cacique da aldeia, Karai Ronaldo Costa.

A comunidade indígena vive às margens da BR-280, em Araquari. O documentário “Waapa” – mergulho sobre a infância dos Yudja que será exibido na aldeia – é uma mostra do que se pretende criar: um curta-metragem sobre a perspectiva do povo Guarani.

Com idades entre 13 e 19, eles vão aprender técnicas de operação de câmeras e equipamentos, que depois serão difundidas por eles aos demais interessados. O roteiro é uma construção coletiva, trazendo tudo aquilo que os guaranis desejam mostrar ao mundo. O filme, que deve ficar pronto em dezembro, será dirigido por Tais Rojas Urquizar e produzido por Naiara Larsen.

O evento inicia às 17h e é aberto ao público. O projeto foi aprovado no ano passado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

*Com informações do jornal O Correio do Povo