Quem anda pelas ruas de Jaraguá do Sul certamente já viu os belos balaios coloridos e pequenos animais de madeira vendidos pelo povo Guarani. Para quem não viu, essa é a chance de se encantar com esse minucioso artesanato produzido aqui na região.

Seguindo o projeto de aproximar a “o povo da cidade” da Aldeia Piraí, nos dias 15 e 16 acontece uma oficina para ensinar essas técnicas manuais milenares.

Uma das três oficinas vai mostrar como construir um balaio | Foto Bárbara Elice

Serão três oficinas acontecendo paralelamente na Tekoa (Aldeia) Piraí – localizada às margens da BR-280, no limite de Guaramirim e Araquari. Enquanto alguns aprendem a trançar os balaios, outros vão esculpir animais e produzir a própria zarabatana.

No sábado, a vivência se estenderá a noite na Opy (Casa de Reza), com cantos e danças tradicionais Guarani M'bya. Será possível passar a noite na Aldeia em acampamento ou voltar no domingo pela manhã para terminar o ciclo de oficinas.

Grupo aprende a trabalhar com madeira para produzir artefatos | Foto Natália Trentini/OCP News

Os alimentos devem ser levados pelos participantes e serão preparados pela comunidade. Também é preciso levar prato, copos, talheres e itens de higiene pessoal.

As técnicas, antes utilizada pelo povo tradicional Guarani M'byá para produzir artefatos usados na rotina, é passada pelas gerações pela oralidade. Quem vai passa o conteúdo é o cacique Karaí Tokumbo (Ronaldo Costa) e membros da comunidade.

Cacique Karaí Tokumbo é um dos responsáveis por passar a técnica | Foto Natália Trentini/OCP News

Serviço

  • O quê: Vivência Guarani M'bya – Arte e artesanato Guarani e Zarabatana;
  • Quando: 15 e 16 de dezembro, das 9h às 18h;
  • Onde: Aldeia Tekoa Piraí – BR-280, KM 38, Araquari;
  • Quanto: R$ 60 para adultos e R$ 30 crianças até 12 anos, as inscrições podem ser feitas via WhatsApp no (47) 9 8916-5474, com João, ou no (47) 9 9162-5762, com Leticia.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?