Entramos na derradeira semana antes do Natal, aquela em que a programação cultural de Joinville dá um último "sprint" para chegar ao final da temporada com algum fôlego. E, por incrível que pareça, as folhinhas finais do calendário se vão sacolejante, já que baixa na cidade a banda paulistana Big Pacha (foto no alto), um moedor de funk/soul/rock que recém-lançou um potente disco cheio de groove chamado "11:11". E sem falar no festival de música eletrônica que tomará o Mercado Público no final de semana. E você, tem forças para encarar esse último agendão de 2018?

 

1 - Viagem natalina
A ideia inicial de levar o musical “A Incrível Viagem de Noel pelo Brasil” para as crianças do hospital infantil de Joinville se expandiu. Assim, o coral infanto-juvenil da Escola de Música Arte Maior apresenta sua jornada natalina pelas diferentes regiões do país ao público em geral. Em cena, 60 crianças, banda completa e atores, todos regidos por Kátia Siqueira.
Quando: segunda (17), às 20h, no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria.


2 - Piano para Todos
O pianista erudito catarinense Alexandre Dietrich, com carreira internacional e recitas frequentes na Europa e nos Estados Unidos, passa com sua turnê por Joinville. Obras de Robert Schumman, Claude Debussy, Ernesto Nazareth e do catarinense Aldo Krieger, compostas especialmente para o piano, fazem parte do programa.
Quando:  quarta (19), às 20h, na Sociedade Harmonia-Lyra.

3 - Duo Di Verso
O duo Di Verso, formado pela cantora e compositora Patricia Sayure e o acordeonista, cantor e compositor Fabricio Dalprá, surgiu a partir da amizade construída no período de estudos de música. Além das apresentações em palco como intérpretes de canções brasileiras populares, o duo mergulhou em processo de composição conjunta, e o resultado está registrado em seu primeiro disco autoral. A marca do projeto é o repertório eclético e o valor dado à palavra, originando assim o nome Di Verso.
Quando: quinta (20), às 20h, no Sesc.

4 - Big Pacha
A banda paulista Black Papa, que andou por Joinville com um tributo ao Funkadelic, mudou de nome e agora se chama Big Pacha. O foco agora é a música autoral, tanto é que o grupo retorna à Joinville com seu primeiro disco, “11:11”, mas ainda focado no funk/soul/rock e P-funk.  “Suor”, “Eu Sou Alguém”, “Em Nome de Deus”, “Bem Apessoado Seja” e “Funk Baião” são faixas que exemplificam a toada do grupo: ritmo dançante, poesia afiada e crítica. O disco transpõe a intenção do grupo de celebrar a vida e discutir os próximos passos para uma sociedade mais justa e tolerante.
Quando: quinta (20), às 20h, na 33Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

5 - Feirinha de Natal
A Zeit Cervejaria promove nesta semana a primeira edição do Feirinha de Natal Zeit, que envolve a música, a gastronomia e o chope artesanal  no clima natalino. É também uma oportunidade de garantir um presente especial. Além dos produtos da cervejaria e expositores, o evento conta com os DJs Holger Gehres e Willian Guimarães e a cantora e compositora  Rafaela Antonioli. Na parte gastronômica  está confirmado o Burguesia Food Truck.
Quando: sexta (21), das 18h às 23h, e sábado (22), das 11h às 20h, na Cervejaria Zeit (Av. Edgar Nelson Meister, 282, Distrito Industrial).

6 - Giovani Cidreira
Giovani é uma revelação da música de Salvador, um colecionador de elogios nos principais veículos musicais do país e presente em festivais importantes como Bananada, Se Rasgum, Coquetel Molotov e a Virada Cultural de SP. Em sua primeira passagem por Joinville, ele destila o mix de MPB setentista, rock dos anos 80, psicodelia e indie atual presente no disco "Japanese Food" (2017). Quem fecha a noite é o já conhecido Jesus Luhcas.
Quando: sexta (21), às 21h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97, Iririú).


7 - Feira de vinil
A oportunidade de garimpo para os apaixonados pelo bolachões é novamente dada pela Barba Ruiva Livros. Dez expositores estarão por lá com muitas opções de estilos, épocas e preços, que podem muito bem funcionar como presente de amigo secreto ou para aquele parente que é colecionador.
Quando: sábado (22), das 10h às 18h, na Barba Ruiva Livros (rua Henrique Meyer, 61, Centro).


8 - Clubber #03

A terceira festa Clubber do ano será especial por vários motivos: encerra a temporada, vai varar o domingo com (ou sem) sol, acontecerá no Mercado Público e contará com várias feras da música eletrônica catarinense. São elas: André Anttnoy, Alex Medeiros, Aysoundjlle Krapp, Bruno Carvalho, Cup of Tea, Marcelo Pereira, Kosmo, Rafael Paradella, Bruno Ferreira e Stereo. A entrada, claro, é gratuita.
Quando: domingo (23), das 10h às 22h, no Mercado Municipal.

9 - Jam session natalina
O encontro musical despretensioso vai reunir os músicos o Samoldsh*t Acoustic Project, a ser lançado em breve: Augusto Klug, Felipe Harger, Felipe Reiz e Gabriel Caminha. A noite ainda conta com a presença do DJ Fabio Vargas, responsável pelo groove da pista.
Quando: domingo (23), a partir das 18h, no albergue General Store (rua Edgar Schneider, 29).


10 - "Janelas do Tempo"

A busca pela reflexão em torno de como a vida se descortina diante do tempo e as metamorfoses dessa trajetória é o que motivo a artista Adriana Rech em sua exposição. Nas 13 telas expostas, flash imprecisos, fragmentos da realidade que se pode ver através de nossa percepção surgem em formas sugeridas, estilizadas, que abrem possibilidades de reinvenção, representando um universo cheio de possibilidades para além do nosso interior.
Quando: até 31 de janeiro, no Garten Shopping (ao lado da loja Centauro).