Ainda dá tempo de se programar: confira alguns destinos brasileiros para curtir no feriado de Páscoa

Por: Elissandro Sutil

22/03/2016 - 13:03 - Atualizada em: 22/03/2016 - 13:58

O feriado da Semana Santa e da Páscoa de 2016 – de 25 a 27 de março -, coincide com o início da baixa temporada em vários destinos brasileiros. Não importa em qual região do Brasil você está ou pretende ir, sempre há alguma opção interessante com preços baixos.

Curta exposições e shows em São Paulo, aventure-se na Chapada dos Veadeiros, prove chocolates na Serra Gaúcha ou aproveite as passagens aéreas econômicas para conhecer as praias do Nordeste.  Veja aqui alguns destinos aproveite!

Nordeste

As passagens para os destinos mais disputados do Brasil entre dezembro e janeiro ficam mais baratas nos meses de março e abril, quando começa a baixa temporada no Nordeste. Em geral, as praias ficam mais vazias e as chuvas mais intensas, mas nada que atrapalhe sua viagem. Aposte em locais como Maceió (Alagoas), João Pessoa (Paraíba), Natal (Rio Grande do Norte) e Porto de Galinhas (Pernambuco) para aproveitar o charme de prédios históricos, provar a culinária local ou curtir a praia nos dias mais secos. Os preços podem ficar até 50% mais baixos em comparação a dezembro e janeiro.

Evento Paixão de Cristo – Recife
paixao2013.1

Outra opção para curtir a Semana Santa é conhecer um dos eventos mais tradicionais do país. Reserve seu lugar no espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A apresentação é realizada na cidade-teatro Nova Jerusalém, considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, situado no município de Brejo Alegre, próximo a Recife. A temporada de 2016 do evento, que acontece há 48 anos, terá atores famosos no elenco, como Fiuk, Igor Rickli e Antonio Calloni. A encenação acontece de 19 a 26 de março. Programe-se!

Chapada dos Veadeiros

veadeiros

Do fim do ano até março, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, fica com a vegetação mais verde e mais viva, graças ao período de chuvas. A época da Páscoa coincide com a cheia de rios e cachoeiras, o que rende fotos incríveis e é boa pedida para fugir dos locais cheios de turistas.

Chapada dos Guimarães

Capturar

Março garante mais tranquilidade para explorar a Chapada dos Guimarães, próxima a Cuiabá, no Mato Grosso. Visitar a região entre outubro e março é uma forma de aproveitar a paisagem e fugir do calor, amenizado pelas chuvas. Cachoeiras, cavernas e passeios de compras ou para conhecer o charme arquitetônico de pequenas cidades das redondezas.

Serra Gaúcha

No sul do Brasil dá para relaxar ou aproveitar o doce da vez: o chocolate. Em Gramado, você conhece fábricas de chocolate artesanais, como Planalto e Florybal, que ficam abertas à visitação. Outra opção é levar as crianças para aproveitar o Parque Mundo de Chocolate, que utiliza cerca de 30 toneladas de chocolate em esculturas artesanais. Nessa região também há o tour do vinho e a beleza natural do Parque do Caracol (foto no topo).

Parque Mundo de Chocolate. Para descobrir como seria o mundo se ele fosse de chocolate

Parque Mundo de Chocolate. Para descobrir como seria o mundo se ele fosse de chocolate

Florianópolis

É imperdível fotografar a paisagem em torno da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

É imperdível fotografar a paisagem em torno da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

Outro destino do sul do país que vale a pena conhecer nessa época é Florianópolis. A cidade tem praias mais vazias no começo do outono, a sensação de calor continua e os preços ficam mais baixos. Além disso, Floripa tem menos chuvas em março se comparado com o litoral do Nordeste. Em dias nublados, aproveite para conhecer shoppings, bares e restaurantes, visitar o centro histórico ou ir até o Mercado Público.

Rio de Janeiro

Vale a pena dar uma passada no Museu do Amanhã

Vale a pena dar uma passada no Museu do Amanhã

Março é baixa temporada no Rio de Janeiro. Você pode encontrar dias chuvosos por lá, mas é um bom momento para aproveitar preços baixos de passagens aéreas. Além de curtir as praias nos dias de sol, dá para visitar espaços culturais como o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, e o Museu do Amanhã, no centro. Conheça também o centro histórico e confira de perto o charme de edifícios coloniais, como o da Confeitaria Colombo, em funcionamento desde o século 19.

São Paulo

Aproveite os dias de folga para fazer compras, conhecer um restaurante novo ou curtir os eventos espalhados por São Paulo. Nos arredores da avenida Paulista há cinemas e shoppings. Confira ainda a exposição O Mundo de Tim Burton, em cartaz até 15 de maio no MIS (Museu da Imagem e do Som), nos Jardins. Já no dia 26 de março acontece o show da banda Iron Maiden, no estádio Allianz Parque, próximo ao bairro da Barra Funda.

Uma das opções é a exposição O Mundo de Tim Burton

Uma das opções é a exposição O Mundo de Tim Burton

Fonte: CVC
Fotos: Divulgação