Afinal, Santa Luzia é um bairro, um distrito ou uma localidade? Confira!

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Por: Milena Natali

16/04/2024 - 17:04 - Atualizada em: 16/04/2024 - 17:11

Riachos, muros de pedra, queijo colonial e um bom torresmo do Tomelin… Adivinhou? Estamos falando de um dos locais mais serenos de Jaraguá do Sul, o Santa Luzia! A região, colonizada por imigrantes italianos e alemães, completou seu centenário no ano passado, sendo a queridinha de muitos jaraguaenses nos domingos à tarde.

Foto: Divulgação/PMJS

Localizado a 17,6 quilômetros do centro de Jaraguá do Sul, o percurso, partindo do centro da cidade até lá, leva cerca de 26 minutos de carro. Mas, afinal, uma região tão distante como o Santa Luzia é considerada um bairro, um distrito ou uma localidade?

Foto: Google Street View

De acordo com o site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, não é nenhum dos três! Santa Luzia é um núcleo urbano isolado. Ou seja, uma área habitada que está separada geograficamente de outros centros urbanos próximos. Geralmente, esses núcleos são menores em tamanho e população, e podem surgir devido a razões históricas, geográficas ou culturais.

Eles podem ter infraestrutura básica, como escolas, serviços de saúde e comércio local, mas muitas vezes dependem de centros urbanos maiores para acesso a serviços mais especializados e oportunidades de emprego. Esses núcleos podem ser encontrados em áreas rurais ou em regiões periféricas de grandes cidades.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Dessa forma, de acordo com o site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, a cidade conta com 37 bairros e um núcleo urbano isolado, o Santa Luzia.

Além disso, regiões como Garibaldi, Vila Chartres, Rio da Luz II, entre outras, não constam na lista oficial de bairros e devem ser chamadas de localidades.

Agora que você está craque nos bairros, localidades e no núcleo urbano de Jaraguá do Sul, vale a pena conferir nosso post sobre O que fazer em Jaraguá do Sul: conheça as atrações turísticas e históricas para visitar no bairro Santa Luzia