Afinal, quem pode parar nas ciclofaixas?

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/08/2016 - 10:08 - Atualizada em: 29/08/2016 - 14:06

Post publicado originalmente em 6 de agosto de 2016

Desde que as ciclofaixas ganharam maior visibilidade na nossa cidade (ok, isso há alguns anos já), sempre tem alguém que comenta: olha lá, aquele desinformado, parado na ciclofaixa.

Mas quem é que pode ficar parado em cima das faixas para ciclistas? Em 2013 nós abordamos o assunto e novamente voltamos a falar dele. Recebemos o seguinte e-mail do nosso leitor André Benetta:

Já presenciei várias vezes carros estacionados, muitos por pouco tempo, mas estacionados em cima da ciclofaixa para buscar seus cachorros em frente a Real Agropecuária na Reinoldo, descarregando caminhões de cerveja em frente ao London, carro forte estacionado em frente a lotérica do Divina Providência, mas esta da foto em questão é realmente uma falta de consideração e respeito com os ciclistas que só tem a ciclofaixa e em poucos pontos da cidade para circular de forma “tranquila”.

O que aconteceu foi o seguinte, estava eu ontem, 17h50min parado no sinaleiro em frente a loja Mundo dos Brinquedos, quando vejo o carro forte simplesmente parando em cima da ciclofaixa, então quando abriu o sinal, fui andando, parei e tive 2 opções: disputar um espaço entre os carros no trânsito do fim da tarde ou passar pela calçada. Optei pela calçada e quando desci para a ciclofaixa fiz sinal mostrando a ciclofaixa para os seguranças ou seja lá o que são aqueles caras que ficam dentro do carro forte, o por incrível que pareça, o motorista e mais um olharam pra mim, ficaram rindo o mostraram o dedo do meio, é mole?

Como somos leigos em questões referentes às leis de trânsito, resolvemos entrar em contato diretamente com o Sr. Benyamin Parham – na época presidente do Instituto Jourdan – para esclarecermos algumas dúvidas referentes as ciclofaixas – visto que essas leis podem mudar de região para região. Confira como foi o nosso papo com ele:

PAQuais as regras para veículos pararem em cima da ciclofaixa? Carro oficias, carros fortes e etc… São permitidos? Existe alguma regra sobre isso?
Benyamin: Não existe permissão para estacionamento de veículos sobre a ciclofaixa. As únicas exceções são veículos que estejam em atendimento à emergência (SAMU, Bombeiros, Polícia, Celesc, Dnit, por exemplo) e os Carros Forte que possuem legislação específica que os permite a estacionar em qualquer lugar.

PAOutra questão que esta gerando polêmica é sobre a utilização das ciclofaixas para pratica de esportes (corrida, skate, patins), em alguns lugares as faixas são compartilhadas mas geralmente são duplas. Aqui em Jaraguá as faixas são individuais, podem ser usadas da mesma forma?
Benyamin: As ciclofaixas são vias dedicadas à veículos não motorizados de tração humana, ou seja, bicicletas, patins, skates, rollers, etc… Qualquer outro modal, sejam bicicletas elétricas, skates elétricos, etc… ou que não sejam de tração humana, são proibidos podendo sofrer as penalizações previstas em lei.

Quanto à corrida, também não é permitido o uso das ciclofaixas para este fim, haja visto que por lei as bicicletas também não podem trafegar pelas calçadas. Sabemos das dificuldades de aplicação da lei pois a população faz uso do livre arbítrio, e com a falta de fiscalização ostensiva o que impera é a sensação de impunidade, mas para isto deve-se cobrar ação dos entes fiscalizadores bem como buscar ações de conscientização.

Esperamos ter ajudado de alguma forma, caso tenham mais alguma colocação ou dúvida, nos mandem email (contato@poracaso.com) ou então comentem no post que tentaremos esclarecer.