O Carnaval não é considerado feriado nacional, mas muitas cidades brasileiras comemoram a data com folgas ou ponto facultativo. Outras possuem legislação específica para o período, como é o caso do Rio de Janeiro, que realiza o feriado desde 2008.

Em Jaraguá do Sul, o Carnaval não é feriado oficial. Porém, enquanto muitas empresas e repartições funcionam normalmente, outras tantas optam por um descanso a mais.

As escolas municipais estão na lista dos lugares que preferiram estender o feriado. As aulas retornam na quarta-feira (6), no período da tarde. Isso ocorre também nas escolas estaduais e particulares, como o Colégio Marista, que também volta na quarta-feira, e o Jangada, que irá retomar as aulas somente na quinta-feira, (7).

Quanto à prefeitura,  este ano, todos os setores estão atendendo normalmente exceto a secretaria de educação, em função da folga nas escolas. Já órgãos estaduais, como a gerência de educação, normalizarão o funcionamento na quarta-feira, a partir das 13h.

Os bancos em Jaraguá do Sul também permanecem fechados até a quarta-feira à tarde, como acontece na maior parte dos locais que decidiram estender o feriado.

Indústria e comércio

O Carnaval parece não afetar muito o setor industrial, já que grandes empresas como como a WEG, Marisol e Malwee estão trabalhando normalmente neste começo de semana. As linhas de transporte público também estão operando nos horários padrão.

Poucos estabelecimentos do comércio de Jaraguá do Sul optaram por estender a folga do fim de semana, voltando apenas na terça-feira (5). A maioria das lojas abriu as portas na segunda-feira. Este é o caso do estabelecimento onde trabalha Ana Meri, 30 anos, que esperava mais movimento.

"Tem gente que só consegue ir às comprar no feriado", afirma a gerente. Ela comenta que o movimento está mais fraco do que o esperado, já que a maioria não folgou. "Se houvesse Carnaval em Jaraguá do Sul, as pessoas passeariam mais e os comerciantes teriam mais movimento".

Ana Meri, gerente de loja, diz não estar recebendo o movimento esperado | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Maria Terezinha Giacomozzi, 59, proprietária de um estúdio de fotografia, também decidiu abrir seu estabelecimento à espera de movimento maior. Ela chegou a fazer uma enquete para os clientes e a maioria pediu para que o lugar ficasse aberto. "Estamos atendendo uma boa demanda", comemora.

Maria Terezinha Giacomozzi, proprietária de um estúdio de fotografia conta estar recebendo bastante clientes | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Assim como a festa em si, o feriado de Carnaval em Jaraguá do Sul divide opiniões, uma vez que mesmo não sendo oficial, muitos optam por aproveitar a folga. A equipe do Por Acaso perguntou para alguns jaraguaenses o que eles acham de um possível feriado nesta época do ano.

"Sou contra o feriado porque Carnaval não dá lucro para ninguém. Vou cuidar do meu pai e do meu irmão como em qualquer outro dia. Eu fui sacar dinheiro no banco e não tinha, tive que caminhar mais e acabei me atrasando", reclama Valdete Alesio, 52 anos.

Valdete Alesio, 52 anos diz que o Carnaval não da lucro para ninguém | Foto Eduardo Montecino/OCP News

"Sou a favor da folga porque tem algumas cidades no Brasil que é feriado e isso gera bastante renda para o turismo. Queria aproveitar melhor, mas como eu vou ir viajar e gastar meu dinheiro se eu tenho que trabalhar? Por que só os bancos param e não tudo?", opina Alef Victório, 25 anos, universitário.

"Sou contra o feriado de Carnaval. Todos os lugares que eu precisei ir, não tive problemas, mas prefiro ter a certeza que os lugares estarão abertos", afirma Sirlei Sousa, 51 anos, desempregada.

"Sou a favor do feriado, pois como eu trabalho em empresa, pra mim o comércio estar aberto em dia de folga é ótimo. Compreendo se fosse feriado, tanto que eu estou de folga hoje, então eu entendo que outras pessoas também estejam", acrescenta Chaiane Tainara Stain, 26 anos, assistente comercial.

Chaiane Tainara Stein, 26 anos conta achar ótimo o comércio estar aberto, pois apenas assim consegue fazer o que precisa | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Enquete online

Fizemos uma pesquisa no Instagram do OCP durante esta segunda-feira, perguntando a opinião dos nossos seguidores sobre a cidade ter ou não um feriado oficial de Carnaval. Até o fechamento desta edição, a enquete contava com 366 votos, a maioria, 209, eram para a opção "Sim".

"Sim, deveria ser feriado! Como fazem os pais que têm filhos e não têm onde deixar, pois as creches e escolas fizeram feriadão e os pais não?", comentou Franciele Weiler, via Instagram.

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!