Adolescente autista de SC lança seu quarto livro como autor, criador e ilustrador

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

25/10/2021 - 17:10

Na última quinta-feira (21) aconteceu o lançamento do quarto livro do adolescente Thor Gugnier Guenther, de 17 anos.

A obra “Kolani, de Kuvuziguet” tem patrocínio da Unimed Litoral e conta a história de Kolani, um pequeno humano que cresceu entre animais num reino na África do Sul, chamado Kuvuziguet.

Ao ver o reino ameaçado por uma hiena, Kolani e seus amigos vivem muitas aventuras cheias de emoção para salvá-lo. A história da obra surgiu de uma viagem que o adolescente fez com os pais para a Africa em 2019.

Foto: Reprodução

Foto: Divulgação

O catarinense que mora em Balneário Camboriú tem mais três livros publicados, o primeiro foi o “Bebê Dragão”, depois vieram “Perdidos no meio do deserto” (2017), e “Os dinossauros que mudaram a minha vida”(2021).

A quarta obra é um pouco diferente das outras já publicadas pelo adolescente. O livro tem uma música tema composta com exclusividade por Rodrigo Gudin Paiva. A canção África Livre conta ainda com a participação de Bárbara Kristensen com voz, violão e percussão, Gian Carlos Rio dos Santos com berimbau berra boi e Cristina Maria Pozzi na flauta transversal.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“O Thor sempre foi uma criança que teve o mundo da imaginação ao seu serviço. Ele sempre brincou com animais, sempre assistiu filmes desde pequeno e foi a partir desse universo das animações que surgiu o primeiro livro que acabou nos levando para o programa Encontro da Fátima Bernardes e o último foi inspirado em uma viagem que fizemos para a África em 2019”, conta Claudia, mãe de Thor.

Durante o lançamento, que aconteceu no canal de Youtube do adolescente, foram abordados diferentes assuntos, entre eles o autismo. Thor foi diagnosticado com o transtorno do espectro autista quando tinha 2 anos e 4 meses. A história do pré e pós diagnóstico é contada no livro “A história do Thor: um som e um tom para as palavras que não foram ditas”, escrito pela mãe do adolescente, Claudia Guenther.

Foto: Divulgação

Conforme dito pela mãe, ele é um adolescente que sempre gostou muito de animação e o universo do cinema. O garoto tem uma lista especial com os autores favoritos, que vai desde Ariano Suassuna a Rudyard Kipling.

Além disso, Thor sempre gostou muito do mundo dos animais selvagens e dinossauros, não é atoa que todos os livros do menino têm a presença desses animais.

“Uso parte do meu tempo criando histórias, desenhando, pesquisando e assistindo animações. Curto muito animação e o universo do cinema. Meus amigos e familiares sabem disso. Gosto de maneira especial de literatura”, disse o adolescente.

Foto: Divulgação

O dom da literatura está na família. Além do livro da história de Thor, a mãe do adolescente ainda é a autora do livro “O mundo das letras e dos sons”, que tem a participação do filho e de outros jovens autistas.

“Esse livro é um projeto especial. É um segundo livro escrito por mim com participação de cinco jovens autistas que participaram do livro fazendo a ilustração, entre eles está o Thor, que assina a capa e outras ilustrações internas”, conta a mãe.

Foto: Divulgação