Acessibilidade: TV para surdos fará cobertura nas Olimpíadas do Rio

Por: Elissandro Sutil

02/08/2016 - 09:08 - Atualizada em: 02/08/2016 - 10:16

Se as Olimpíadas 2016 vão acontecer no Brasil, ela tem que ser acessível a todos. Pensando nisso, uma Web-TV fará a cobertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

TV INES conta com uma equipe de 18  pessoas, incluindo quatro apresentadores surdos. A emissora – ligada ao Instituto Nacional dos Surdos – terá boletins diários publicados no site e no Facebook.

Com isso, a comunidade surda brasileira terá a oportunidade de acompanhar os Jogos, com informações sobre a equipe brasileira e de outras delegações, quadro de medalhas, além de curiosidades e bastidores da competição.

Não é a primeira vez que a TV INES inova em sua cobertura. Em 2014, durante a Copa do Mundo, o canal web virou notícia com a divulgação de pautas diretamente da Granja Comary, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, a apresentadora Clarissa Guerretta ficou responsável pelas notícias da seleção. Ela é bilíngue, sinaliza em Libras e faz leitura labial.

No site da TV, é possível encontrar matérias televisivas, informações e notícias. E qualquer pessoa, seja ela ouvinte, deficiente auditivo ou surdo pode acompanhar as publicações.

Fontes: SurdoSol e Quem Inova.