Combate ao abuso Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de caminhada nesse sábado (18) em Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, vai realizar neste sábado (18), uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A partida acontecerá no Museu da Paz (em frente ao Terminal Urbano) às 9h, tendo como percurso a Avenida Getúlio Vargas e o Calçadão da Marechal, até a Praça Ângelo Piazera.

No local, as atividades como apresentações culturais e distribuição de fleyers informativos com dados de ocorrências em Jaraguá do Sul, deve começar às 9h30.

O evento, que conta com a parceria das secretarias de Educação e de Esporte, Cultura e Lazer, Peal Programa Espaço Alternativo e Scar, encerrará às 12 horas.

A secretária de Assistência Social, Maria Santin, chama a atenção para a importância do engajamento da comunidade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Envolvimento que reflete no número de casos denunciados, conforme registros do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Na avaliação da secretária, o aumento de denúncias não reflete necessariamente o número real de casos e sim a iniciativa cada vez maior das pessoas em realizar as acusações.

Exploração sexual/abuso sexual

A gerente de Proteção Social Especial, Maria Andréia, explica que a exploração sexual é caracterizada pela relação sexual de crianças ou adolescentes com adultos, mediada pelo pagamento em dinheiro ou qualquer outro benefício.

Já o abuso sexual pode acontecer dentro ou fora do núcleo familiar, sendo todo o ato, com ou sem penetração, entre adulto e criança ou adolescente, para obtenção de prazer.

Detectando-se qualquer desses casos, a denúncia pode ser feita pelo Disque 100 ou ao Conselho Tutelar, ligando para 0800-642-0122.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!