Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Abertura da 85ª Festa das Flores registra mais de 10 mil visitantes

Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Pedro Leal

22/11/2025 - 07:11 - Atualizada em: 22/11/2025 - 07:24

A 85ª Festa das Flores de Joinville recebeu mais de 10 mil visitantes apenas no primeiro dia de evento, com expectativa de que o público ultrapasse 80 mil pessoas até o fim da programação, no domingo (23/11). E para receber bem todos os visitantes, as secretarias municipais de Joinville oferecem espaços e ações especiais para atender os joinvilenses e turistas durante o evento.

Nesta quarta-feira (19/11), o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, e o presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), Oraci Reinheimer, receberam uma comitiva com cerca de 50 pessoas formada por representes da Prefeitura e outras entidades de Arujá, em São Paulo.

A cidade paulista realiza há 32 anos a Expo Aflord, uma das maiores exposições de flores do estado. “Para nós, a Festa das Flores é um case de sucesso, por isso, viemos aqui arrecadar informações e entender como funciona esse processo. A flor traz bem-estar, estrutura, agrega ao comércio e ao emprego e renda da cidade”, destaca Flavia Sanches, secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Arujá.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Durante a visita, organizada pelo proprietário do Parque dos Hemerocallis, Dario Bergemann, os visitantes conheceram a história da Festa das Flores, as iniciativas que impulsionam o turismo na região e os bastidores do evento. “Ver a estrutura de vocês e pensar que podemos ter isso também é impagável”, fala Flavia.

Festa conta com espaço para receber caravanas, estandes e ações especiais

Durante os seis dias de programação, a Festa das Flores recebe visitantes de diversos lugares do Brasil e, inclusive, de fora do país. São orquidófilos que querem aprofundar seus conhecimentos, turistas interessados em conferir e comprar novas flores e gestores que querem replicar o sucesso do evento em suas cidades.

Para proporcionar conforto e bom atendimento a quem vem de longe, uma das novidades deste ano é o lounge para receber guias e motoristas das caravanas, montado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) logo na entrada do pavilhão da Expoville. No local, eles ganham mudas de orquídeas, ingressos cortesias e kit com material sobre os pontos turísticos da cidade. A expectativa é receber 500 caravanas nos seis dias de evento.

“Os guias e motoristas que vêm de excursão têm um espaço para descansar e tomar um café enquanto os visitantes passeiam, uma forma de dar mais conforto e comodidade para quem transporta os turistas pra cá e também deixá-los com vontade de voltar ano que vem”, explica o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth.

A Secult também compartilha um estande com a Associação de Turismo Rural de Joinville para promover os atrativos do campo aos moradores e turistas. “Os visitantes encontram opções de passeio e propriedades que podem visitar enquanto estiverem na nossa cidade”, destaca o secretário.

Para tornar a experiência dos visitantes ainda melhor, os projetos aprovados no Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura (Simdec) e que precisam cumprir as contrapartidas sociais sobem aos palcos da Festa para apresentações culturais. Também há participações de estudantes e servidores da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.

Além disso, a Secult apoia a realização da 85ª Festa das Flores com a contratação, por meio de licitação, de iluminação, sonorização, tenda, palco, gradil, seguranças e zeladoria, em um investimento de aproximadamente R$ 350 mil.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).