A partir de que idade você deixa de ser jovem?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência é dividida em três partes: a pré-adolescência, que dura dos 10 aos 14 anos; a adolescência, que vai dos 15 aos 19 anos completos; e a juventude, dos 19 aos 24 anos.

Depois dessa idade, a capacidade de regeneração do organismo diminui. As células passam a envelhecer, o que não significa que isso aconteça com a mente. Muitas pessoas continuam mentalmente jovens e até mesmo morando com os pais aos 40 anos de idade. Mas por outro lado, tem quem a vida força a envelhecer mentalmente mais cedo.

Manter o espírito jovem é fundamental, porém nenhum desses extremos é recomendado. Cada fase da vida precisa ser vivida no tempo certo, adquirindo o aprendizado necessário para conseguir passar pelas outras com mais experiência do que antes.

Alguns usuário da rede social Quora, um website de perguntas e respostas, compartilharam quando acreditam que a juventude termina. Confira abaixo.

“Não existe isso de acabar a juventude. O que acontece é que vai chegar uma hora que as pessoas vão começar a te chamar de senhor, ao invés de moço. Só que não tem nenhum interruptor que se ativa em seu corpo que diz isso a você. Eu estou com 30 anos e não vejo diferença nenhuma de quando tinha 20. Continuo gostando das mesmas coisas e, na essência, pensando da mesma forma”.

“Acaba quando você quiser que acabe. Lembrando que ser jovem não é ser infantil”.

“Vou fazer 25, mas ainda vejo meus animes e outros desenhos e rola até um lanchinho junto igual quando eu era uma criança (Não que animes sejam só para crianças). Mas claro, no momento que tenho que ser responsável eu sou. Ter essa idade não significa se tornar ranzinza para parecer e ser adulto. A idade é só um número. Ser adulto é trabalhar, estudar, ajudar a família, etc. E se você achar que é o momento certo de formar a família, também. Não precisa se tornar algo sem graça para dizer que é homem. Ser homem é ser responsável”.

“Antes do século 19 não existia o termo ‘juventude’. Crianças com 12 anos já eram consideradas adultas e eram convocadas para guerra. Com 24 anos o sujeito já deve estar instalado na vida. Você já é adulto”.

E você, acredita que existe um limiar claro entre a juventude e a vida adulta? Quando seria?